sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Artigo - Deus não nos tira nada. Somos livres.


Por Joyce Nobre

Se Deus é amor, se Ele deu sua vida para nos salvar, se Ele se derrama em misericórdia, nos deixa tão livre ao ponto de nos permitir fazer escolhas, por que Ele tiraria nossa felicidade ou nossa paz? Ele nunca faria isso, o que nos faz perder tudo isso é o pecado. 

Vivemos em um mundo louco, cheio de ideias erradas e nós estamos acostumados a comungar dessas opiniões e passamos a encarar isso como verdade. É necessário lembrar que o que veio para confundir e denegrir a humanidade nunca poderá ser de Deus.

O ser humano está acostumado ao falho, às falsas verdades e principalmente ao relativismo. 

Porque para muitos, ou para quase a maioria da sociedade, tudo é “relativo” principalmente a verdade, ou seja, cada um tem sua verdade, todo mundo se permite a tudo achando que pode fazer qualquer coisa na hora que quiser, porque acredita que uma vez o livre arbítrio dado é permitido fazer do jeito de cada um. Isso está errado e muito errado!

Só existe uma única verdade e ela é Jesus Cristo.  Em João 14:6 diz: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Isso nos deixa bem claro que só existe uma verdade. A confusão que é feita sobre o relativismo é a mesma que existe entre os outros “ismos”.

Aprendi que nós vivemos no mundo dos “ismos”, esses são os verdadeiros responsáveis por muitas vezes nossa vida se transformar em bagunça. São eles: Relativismo, Egoísmo, Hedonismo (culto ao prazer), Consumismo, Sensualismo, entre outros.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Grupo Luz do Altíssimo convida todos para Adoração neste sábado

No próximo sábado, dia 1º, o Grupo Luz do Altíssimo (RCC) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus  promoverá uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, com início às 17h. Você é chamado a viver este momento de encontro com o próprio Cristo. Todas as itenções, clamores e louvores serão levados ao Senhor. Não deixe de participar!

 

A História da Diocese de Palmeira dos Índios

Um dos outros pontos que animaram a Festa da Padroeira de Nossa Arquidiocese é o Jubileu de Ouro da Diocese de Palmeira dos Índios. Vamos conhecer um pouco da trajetória da fundação desta Diocese?
 
A Diocese de Palmeira dos Índios foi criada no dia 10 de fevereiro de 1962 pelo Papa João XXIII, com a Bula “Quam Supremam”, a partir da finalidade de dar “aos povos cristãos a oportunidade de conservar cuidadosamente a religião e de ajustar o modo de vida aos preceitos do Sagrado Evangelho”. Mesmo tendo sido criada em fevereiro daquele ano de 1962, a outrora recém-criada Sé Diocesana de Palmeira dos Índios só foi instalada em 19 de agosto do mesmo ano pelo Senhor Núncio Apostólico na República Brasileira, Sua Excelência Reverendíssima Dom Armando Lombardi, Arcebispo Titular de Cesareia de Filipe. O nosso bispado nasceu no burilar do Vaticano II; quando estavam sendo pautados os nortes para a sua realização.
 
Todos sabiam que aquela neo Igreja particular de Palmeira dos Índios já tinha, no seu pastor diocesano, uma grande responsabilidade para com a Igreja em todo o Orbe: colaborar, mesmo com a sua pueril história, no traçar dos rumos da Igreja Católica frente aos enormes desafios a ela imposta pelo mundo moderno.

Paroquianos de Cruz das Almas participam da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

No último domingo, dia 26, paroquianos de Cruz das Almas se fizeram presentes à Catedral Metropolitana de Maceió, durante a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres. A missa contou com os párocos da região Atlântico e foi celebrada pelo Cônego José Everaldo. O pregador foi o Monsenhor Pedro Teixeira. 



Os paroquianos do Sagrado Coração de Jesus participaram da celebração eucarística no coral e nas ofertas.

Confira as fotos da missa clicando aqui!  

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Padre Responde - "Por que Deus não me dá o que peço?"


Pergunta: Seguinte Padre, se você tiver a resposta para este comentário eu te agradeço: fumo cigarros comuns, não bebo álcool e não uso drogas e nunca fui bêbado ou drogado. Tenho 36 anos, sou professor formado... Acredito em Deus e sei que Ele existe. Vou te resumir no máximo: meus pais são separados há mais de 20 anos e ainda se odeiam, eles não são e não foram bons pais. Meu casamento também acabou mal. Nos separamos numa boa, sem brigas, mas foi triste e não deu certo. Nunca ganhei nada na vida. As coisas ruins são comuns acontecerem comigo e o que mais me revoltou foi que quando eu tentei rezar, que foram duas vezes por um bom tempo, foi bem nesse momento que as coisas muito ruins me aconteceram. Deixei de ter fé em Deus, acredito Nele, não vou desafiar Ele nunca na minha vida. De tudo que eu pedi pra Deus nada ele me deu, na verdade tirou. Antes quando eu não rezava não aconteciam coisas boas comigo, só coisas ruins, e depois que resolvi ter fé e rezar bastante as coisas ruins aumentaram muito. É de não acreditar, mas as duas vezes que tentei me aproximar de Deus, as coisas na minha vida só pioraram. Então, para parar de acontecer essas coisas, eu parei de rezar... Tenho medo até de contar isso e Deus me castigar com uma doença... Mas é o que eu passei e estou passando há 36 anos... Não sou santo não, já fiz muita coisa errada na minha vida, mas fiz também muitas coisas certas. Nunca matei e nem roubei, sou muito honesto... Sou assim: depois de 36 anos e estar deste jeito.. Tá difícil de viver... Já fiquei doente por alguns anos. Me falaram assim: Deus está te testando e daí eu te pergunto, Padre: Por que Deus está me testando se Ele sabe que sou fraco, que não tenho mais forças para suportar tantas coisas erradas que acontecem na minha vida? Ele sabe que não tenho forças para enfrentar tudo isso... Acabou meu casamento, meus pais são horríveis, estou desempregado e não tenho a mínima força e vontade de trabalhar e dar a volta por cima... Em depressão não estou mais... Por que Deus nunca me deu nada que eu pedi a Ele? Eu não pedi o mundo, não pedi mansão, não pedi Ferrari, não pedi poder político ou financeiro. Eu pedi algumas coisinhas baratas para Ele e caríssimas para mim. Eu só levo na cabeça em tudo que tentei fazer nesta vida. Quando faço alguma coisa errada hoje é por revolta. Assim: como nada dá certo na minha vida, quando acontece alguma coisa boa eu já me preparo porque sempre vem outra muito ruim em seguida. Se eu sempre acreditei Nele, por que Ele me fez perder a fé Nele? Acho que Ele não vai com a minha cara. Às vezes penso que se eu tivesse virado bandido teria sido melhor. Se eu ganho alguma coisa pode contar que ela vem estragada. É sempre assim. Padre, não estou pedindo sua ajuda porque ninguém e nada nesse mundo vai conseguir me ajudar, Deus já me mostrou isso: eu gostaria de uma resposta do porquê que as coisas são assim comigo. Sei que você tem um bom estudo sobre isso, se tiver a resposta eu te agradeço.
          

Caríssimo, lamento muito pelo que você me fala em seu comentário. Gostaria de atender suas expectativas materiais, mas não tenho este poder, não tenho a “porta da esperança” (acho que você lembra este antigo programa televisivo), nem muito menos uma varinha mágica para realizar sonhos como nos contos de fadas. Alguém talvez dissesse a você: “Você está precisando de uma ‘sessão de descarrego’!”; mas graças a Deus você parece não ter procurado estes ambientes. Apesar das dificuldades, você não me parece suficientemente tolo para recorrer a estes artifícios dos espertos que criam empresas fantasiadas de igrejas, lançando um produto novo a cada mês para retirar dinheiro dos ingênuos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia de Nossa Senhora dos Prazeres - Padroeira de Maceió

Hoje celebramos o dia da padroeira da nossa cidade: Nossa Senhora dos Prazeres. A Arquidiocese de Maceió festeja sua padroeira com o tema “Aprofundados na fé somos impulsionados para a missão”, onde se comemorou também os 50 da Diocese de Palmeira dos Índios e os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II. 

Foto: www.arquidiocesedemaceio.org.br


Em nossa Paróquia, a Legião de Maria fará sua tradicional caminhada penitencial, às 13h, seguindo da Matriz, em Cruz das Almas, até a Catedral, no Centro. Lá, os membros participarão da solene procissão de Nossa Senhora dos Prazeres. 

Confira a seguir os horários das solenidades, neste dia de Nossa Senhora dos Prazeres, na Catedral Metropolitana:

domingo, 26 de agosto de 2012

50 anos do Concílio Vaticano II‏

Por Williams Manoel dos Santos
 
 
Dentro das festividades à Excelsa Padroeira de nossa Arquidiocese, um dos tema motivadores é a comemoração do Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano II. Vamos conhecer mais sobre esse grande marco da Igreja de Cristo e que repercute em nossos dias atuais.
 
O Concílio Vaticano II, o 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, foi convocado pelo Papa João XXIII, no dia 25 de dezembro de 1961, através da bula “Humanae salutis”, e aberto no dia 11 de outubro de 1962. O beato João XXIII, que faleceu no dia 3 de junho de 1963, não pode encerrar os seus trabalho, que foi feito pelo seu sucessor, o Papa Paulo VI, no dia 8 de dezembro de 1965. Ele foi realizado em quatro sessões, e mais de duas mil pessoas participaram de seus trabalhos. O Concílio tem quatro constituições, nove decretos e três declarações. Em 1995, o Papa João Paulo II, o classificou de “um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo”.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Festejos à Virgem dos Prazeres

Caros irmãos internautas, nossa Arquidiocese está em festa, desde o dia 17 do corrente mês estamos celebrando os festejos à Virgem dos Prazeres, Excelsa padroeira de nossa Cidade, e que irá culminar no dia 27 com a solene missa e a triunfal procissão com a Imagem da Virgem Santíssima até a praça dos Martírios onde haverá a consagração de nossa Arquidiocese à Mãe de Deus.

Neste ano temos duas intenções particulares para está celebração: Os 50 anos do Concilio Vaticano II e os 50 anos da Diocese de Palmeira dos Índios. Deus nos suscita para refletir sobre a temática: Aprofundados na fé, somos impulsionados para a missão.

domingo, 19 de agosto de 2012

Agosto, o mês Vocacional

Chamado de Deus ao homem para sua missão na Igreja e na sociedade, esse é o significado de Vocação. Ela é o ato amoroso do Pai, que convida o homem para sua felicidade e plena realização.

Desde 1981, agosto é o mês vocacional. Sendo assim, todos os cristãos são chamados tanto a refletir para a importância de sua vocação – descobrindo os projetos de Deus, identificando-se com eles e os testemunhando com o mundo -, quanto a intensificar as orações e ações em favor das vocações do mundo inteiro.

3º Domingo de Agosto: Vocação à Vida Consagrada

 
 
A cada domingo do mês de agosto, dedicado às vocações, celebramos um chamado diverso de Deus: no primeiro domingo, celebramos o Dia do Padre; no segundo, celebramos o Dia dos Pais, concretização da Vocação ao Matrimônio; neste terceiro domingo, o Dia dos Religiosos e Religiosas.
 
Chamados a testemunhar Jesus Cristo de maneira "radical", homens e mulheres assumem um Carisma que está orientado também para o mundo, demonstrando o compromisso que assumem diante de Deus, entregando-Lhe a própria vida. Estão a serviço da Igreja e do Povo. Todos, na Igreja, somos consagrados a Deus pelo Sacramento do Batismo e pelo Sacramento da Confirmação, mas a Vida Consagrada pressupõe uma distinta vocação e, portanto, uma forma específica de Consagração, com vistas a uma Missão peculiar.
 

sábado, 18 de agosto de 2012

Entronização da Imagem de São José

No último domingo, dia 12, uma carreata saiu da Matriz do Sagrado Coração de Jesus em direção à Comunidade São José, sob o comando do Padre Cícero Lenisvaldo, levando uma imagem do santo padroeiro da comunidade. A carreata contou com representantes dos Vicentinos e do Terço dos Homens.



A nova imagem de São José é uma doação dos Vicentinos, que desenvolvem o projeto Rede de Caridade, atendendo às famílias da Comunidade.
 
Após a benção da imagem, seguiu-se a missa dominical, animada pelo Terço dos Homens.

Confira as fotos da entronização clicando AQUI!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Neste domingo tem o 2º Cafezão da Pascom


Neste domingo, 19, acontecerá o II Cafezão da PASCOM, depois da missa da noite, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Venha participar de mais uma edição desse momento de descontração, confraternização e alegria! A ocasião será preparada com aquele cardápio especial, mesas, cadeiras e som, que você já conhece, para que aproveite-a da melhor forma. Programe-se! É neste domingo, após a missa!

Esperamos você lá!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Vai começar a festa da padroeira da nossa cidade e você não pode deixar de prestigiar! Participe das solenidades, na Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro da cidade.

Pastoral Familiar Promove Evento em Comemoração à Semana da Família


Missa no Santuário de Fátima

Ontem, 13, cumprindo a Campanha de Fátima, foi realizada a Santa Missa no Santuário de Fátima, localizado no Conjunto Dom Adelmo Machado.  O celebrante foi o Padre Nilton Marques, da Paróquia de Santana do Mundaú. A missa contou com a participação do Coral da Sagrada Família. Antes da missa houve o Ofício das Almas, rezado pela Legião de Maria.



A Campanha de Fátima teve início em maio e se estende até outubro. No dia 13 de cada mês a missa é celebrada no Santuário.

Confira as fotos da celebração eucarística, clicando na imagem acima.

domingo, 12 de agosto de 2012

Semana da Vocação Familiar

Entramos na segunda semana do mês das vocações. Este 2º domingo de agosto é dedicado à celebração da Vocação Familiar. Confira abaixo um texto que fala sobre a família, o matrimônio e o florescer da vocação dentro da família:

A família como geradora de vocações

Ao falarmos de Matrimónio, falamos de um sacramento, isto é, de um sinal revelador duma manifestação de Deus. É interessante pensar num aspecto singular do Matrimónio: quem recebe este sacramento é ao mesmo tempo seu ministro, ou seja, cada um dos noivos administra ao outro o sacramento, sendo o sacerdote ou diácono testemunha desse ato em nome da Igreja. Faz todo o sentido que assim seja, se pensarmos que pelo Matrimónio os esposos se reconhecem complementares e se assumem como testemunhas do amor de Deus, cada um para o outro e em casal para a comunidade.

O Matrimónio é também sinal do Deus Criador, fonte de toda a vida. A fecundidade conjugal, traduzida na geração de novas vidas – os filhos – é a mais evidente manifestação desse amor criador. Ser pais, de forma consciente e responsável, é colaborar na obra da Criação, é reconhecer-se como co-criadores e, ao mesmo tempo, como agraciados com um presente único por parte de Deus. Daí que não faça sequer sentido falar-se em sacramento do Matrimónio se houver da parte dos noivos vontade expressa de não ter filhos. Diferente é a situação daqueles casais que não podem ter filhos e que são igualmente fecundos, num amor generoso ao serviço da comunidade e (ou) através da adoção de uma ou mais crianças.

O Matrimônio é ainda sinal de que o amor de Deus é eterno. Deus é fiel, ama-nos sempre e em quaisquer circunstâncias, e por isso também o amor entre os esposos tem caráter permanente e exclusivo, supõe a indissolubilidade e a fidelidade. Com mais ou menos obstáculos, a vida do casal tem de ser imagem da caminhada de amor que é a relação de Deus com cada um dos Seus filhos. A vocação matrimonial é por natureza fecunda, geradora de novas vidas, e os cônjuges, ao assumirem a responsabilidade de serem pai e mãe, tornam-se colaboradores de Deus na obra da Criação. Esta responsabilidade não se esgota no momento da concepção ou do nascimento, é para toda a vida, ou seja, nunca deixamos de ser pais!

Pastoral Social Realiza Café em Homenagem aos Pais

Na última terça-feira (07), a Pastoral Social da Paróquia Sagrado Coração de Jesus organizou um café para os pais, e para a comunidade em geral, na Nossa Senhora da Visitação. Os membros da Pastoral participaram da Missa junto com a comunidade, e logo após serviram o café, com pratos regionais.



Veja a galeria de fotos da comemoração clicando na foto acima.

A Origem da Comemoração do Dia dos Pais


Hoje, no calendário civil, comemoramos o Dia dos Pais e nós, cristãos, somos chamados a nos unir em oração por eles. Desejamos que São José seja sempre o maior exemplo para todos os chefes de família, e que sigam os passos de Jesus. Pedimos a Deus também pelos que já se foram, para que sejam felizes no Reino dos Céus, e por todos os que sofrem as angústias deste mundo.
 Mas você sabe a origem da comemoração desta celebração?
O Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto. Esta data da comemoração varia de acordo com os países, como por exemplo, nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho, e em Portugal no dia 19 de março.
O Dia dos Pais é considerado por muitos apenas uma data comercial, mas é marcado sempre por presentes, frases, poesias, que são dadas aos pais. Especialmente as crianças fazem homenagens a seus pais, geralmente com pequenos presentes preparados na escola.

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-o sorte, saúde e longa vida. Em registros mais novos, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou muito para a celebração se difundir por todo o estado de Washington e logos se espalhando pelos país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon, oficializou então o Dia dos Pais.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Comunidade Nossa Sra da Visitação recebe primeiro Cinema na Comunidade

No último sábado, dia 04, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, realizou a primeira edição do projeto Cinema na Comunidade, levando o filme Madre Teresa para crianças, jovens e adultos da comunidade Nossa Senhora da Visitação.


Houve distribuição de pipoca e refrigerante para todos os presentes que, de olho no filme, puderam sair com uma grande lição sobre no que se resumiu a vida de Madre Teresa: amar e servir ao próximo.

O Cinema na Comunidade surgiu como uma ideia de evangelização através da diversão e da arte, buscando atingir as pessoas que moram nas imediações das comunidades da paróquia e que ainda não tem contato com a igreja. A cada mês, até o final do ano, uma comunidade receberá o projeto. 

Fique de olho nas próximas datas e participe!

Confira fotos do Cinema na Comunidade, clicando na imagem acima. 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vicentinos de Maceió elege como presidente paroquiana de Cruz das Almas

A paroquiana do Sagrado Coração de Jesus, Ana Paula Costa, foi eleita presidente do Conselho Metropolitano de Maceió dos Vicentinos. Todos são chamados à solenidade de posse, no próximo dia 11, às 10h, no Jaraguá.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dia da Transfiguração do Senhor


Para os orientais, o dia 6 de agosto representa a Páscoa do verão, pela importância tipológico-bíblica do acontecimento recordado pelo Evangelho (a Teofania). Na transfiguração, no monte Tabor, Jesus se manifesta aos seus discípulos em todo o esplendor da vida divina que está nele. Este esplendor é apenas uma antecipação daquele que o envolverá na noite de Páscoa e que nos comunicará, tornando-nos filhos de Deus. Nossa vida cristã é, desde então, um processo de lenta transformação em Cristo até a transfiguração na imagem de Cristo glorioso.

A festa da transfiguração foi estendida ao Ocidente no ano de 1456 por Calisto II , em memória da "gloriosa" vitória sobre o Islã.
A luz é a mais perfeita forma de comunhão; permite o conhecimento recíproco e a mais absoluta compenetração. Por esta razão é vista como o sinal mais expressivo da eucaristia. São João, escrevendo "in codice" o livro litúrgico por excelência, o Apocalipse, define Cristo como " a estrela radiosa da manhã" (Ap. 2,28; 22,16). É o dom eucarístico  às Igrejas que se "convertem", aos que "alvejaram" suas vestes no sangue do Cordeiro e caminham com o Senhor "em vestes brancas". Compreende-se como a transfiguração, como o tema da luz, tenha sido escolhida bem cedo como leitura fundamental para a catequese litúrgica em preparação ao batismo (2º domingo da Quaresma). os orientais cantam uma antífona muito expressiva depois da comunhão: ídomen tó phós ("vimos a luz"). Também nós, em cada missa "vemos a luz", comungando o Ressuscitado: como Moisés na Sarça ardente ou no Sinai; como o povo sob a nuvem luminosa, Elias arrebatado pelo carro de fogo, Simeão no templo de Jerusalém; como Pedro, Tiago e João no Tabor; como os Apóstolos com Maria no cenáculo no Pentecostes, Paulo na estrada de Damasco... À espera de sermos revelados como  "filhos da luz" na eucaristia celeste, quando Deus será "tudo em todos".

Fonte: Texto extraído do Missal Cotidiano; Editora PAULUS; pgs: 1699 e 1700

domingo, 5 de agosto de 2012

A Dignidade do Sacerdote

Por Williams Manoel
 
Por ser representante de Cristo nesta terra, grande é a dignidade do sacerdote. Santo Ambrósio faz bela comparação: "vai tanto da dignidade dos reis e imperadores à do sacerdote, quando vai do chumbo ao ouro puríssimo, da terra ao céu. É que o padre é o homem de Deus."
 
São João Crisóstomo ficava abismado ante a glória imensa a que é elevado o homem pelo sacerdócio: "parece que o céu recebe da terra sua principal autoridade: o servo está sentado na terra como juiz, e o Senhor o aguarda, no paraíso, a decisão para confirmar."
 
O Papa Pio XII asseverou que o grande Dom de Deus foi o sacerdócio, porque por ele perenizou a obra da redenção do gênero humano. Explica que a expressão consagrada "O sacerdote é outro Cristo", goza de toda a exatidão porque o padre é assinalado com o carater indelével que o torna semelhante ao Salvador: o sacerdote representa Cristo, o qual disse "como o Pai me enviou, assim também envio a vós" (Jo 20,21).
 
A vocação é um dom especial de Deus, ninguém se arroga a esta honra senão quem é chamado por Deus.
 
Aos nossos sacerdotes, e de modo particular àqueles que pastorearam o rebanho de Deus que está em Cruz das Almas, e hoje ao nosso pároco Padre Cícero Lenisvaldo que celebra os momentos mais importantes da vida litúrgica de nossa paróquia, nossa gratidão, nosso carinho e nossa oração, para que Deus os confirme na fé e fidelidade à Igreja de Cristo.

1º domingo de agosto: Vocação ao Ministério Ordenado

 
Neste 1º domingo de agosto, mês das vocações, reconhecemos com gratidão o tesetemunho de todos os ministros ordenados, que a exemplo de Cristo Eterno Sacerdote, foram fieis à missão que lhes foi confiada de apascentar e servir o seu rebanho.

Ministérios Ordenados
Os ministérios ordenados são recebidos pelo sacramento da ordem. São eles: o Diaconado, o Presbiterado e o Episcopado. Assim, todo ministro na Igreja é, antes de tudo, um servidor de Cristo, da comunidade e das Coisas divinas.

Os Diáconos: são aqueles que servem aos irmãos na caridade e na solidariedade da comunidade cristã; têm também a função litúrgica, quando assistem ao presbítero e ao bispo; exercem a função de anunciadores da Palavra, quando a proclamam em nossas comunidades litúrgicas e realizam a homilia.
 
Os Presbíteros ou sacerdotes: são aqueles irmãos que, pelo sacramento da ordem e pelo ministério do bispo, são chamados à função de pastor de uma comunidade. Nas comunidades dos tempos atuais os presbíteros são ordenados para serem colaboradores do bispo em sua missão pastoral. Quando exercem a função de pároco ou vigário assumem a responsabilidade de uma paróquia e devem desempenhar os ofícios de ensinar, santificar e governar a comunidade como seu real valor. O padre deve estar junto do povo, caminhar com ele a exemplo do Cristo, nas diversas realidades.

O Bispo ou epíscopo: é o ministro da Igreja, que é consagrado para governar uma Diocese. O bispo é o legítimo sucessor dos apóstolos e é constituído como princípio de fé e unidade de uma comunidade diocesana, sendo o próprio bispo um sinal visível da presença de Cristo Jesus no meio da comunidade.


sábado, 4 de agosto de 2012

Padre Responde - A fé e a existência de Deus

Pergunta: Boa noite Padre Cícero. Bom a minha dúvida não é propriamente sobre a igreja, mas sim, sobre fé. Fui batizada na igreja católica, minha mãe é muito religiosa e sempre me ensinou os valores da igreja, porém de uns meses prá cá, venho perdendo a minha fé, tantas coisas ruins aconteceram na minha vida, quando ligo a TV e vejo a violência e os valores das pessoas hoje em dia, me entristeço muito e sempre me questiono sobre a real existência de Deus, eu rezo muito Padre, peço que Deus me dê um sinal de sua existência, qualquer que seja ele, mas não encontro absolutamente nada. Porém, Padre, eu não quero e nunca quis ser Ateu, não gosto nem de pensar nisso, acho muito triste e vazia a vida de alguém que não acredita em nada e eu quero acreditar, quero muito, o Senhor não imagina o quanto eu me sinto angustiada com essa situação, choro todos os dias...me ajude padre, conforte o meu coração e me diga como posso aumentar a minha fé? Agradeço desde já.


Resposta: Caríssimo leitor,

Em certo sentido é edificante a sua santa preocupação. A primeira questão que você apresenta é que Deus parece ser o responsável pela existência do mal ou da perda de valores no mundo atual. De fato, o mal é algo que projeta uma sombra na imagem de Deus e faz com que muitos se afastem dEle. A nossa fé, porém, nos diz que Deus, que é o princípio de tudo que existe, é bom, ou melhor, é a própria Bondade. Tudo que Ele criou carrega traços desta bondade. A única coisa que não foi criada por Deus foi o mal. Este não pode proceder de Deus. Como, então, entendemos a existência do mal, visto que tudo tem origem em Deus? Repare bem, o mal é ausência do bem; ele surge exatamente quando o bem não se faz presente. Daí concluímos que a ausência do bem no mundo de hoje é porque o coração das pessoas se afastou de Deus. Quando falta a luz, a escuridão se faz presente. Por isso, não podemos responsabilizar Deus pelo mau que existe hoje no mundo. Se o mal existe é exatamente porque as pessoas se afastaram de Deus e o colocaram fora de suas vidas. Observe, por exemplo, a tentativa de alguns de retirar os símbolos religiosos dos lugares públicos... o que isto poderá trazer como consequência para o futuro de nossa nação?  O querer atribuir a Deus a responsabilidade pelo mal é consequência exatamente do pecado. Recorde o que disse Adão a Deus depois que decidiu pelo pecado: “Foi a mulher que o Senhor me deu que me fez pecar!” (Gn 3, 12); em outras palavras, Adão está dizendo: “Ora, se foi o Senhor que me deu esta mulher que me fez pecar, então é o Senhor o culpado pelo meu pecado!”.  A seguir, coloco um texto que me enviaram pelo e-mail e que ilustra um pouco isso que estou dizendo; em seguida, continuarei com o comentário sobre a sua pergunta:

“Foi feita a seguinte pergunta a uma jovem norte-americana: Por que Deus permitiu que acontecesse uma tragédia como aquela no dia 11 de setembro?

Resposta: Eu creio que Deus está profundamente triste; eu também. Mas, há muitos anos dissemos a Ele que saísse das nossas escolas, do nosso governo, das nossas vidas. Sendo Ele uma pessoa gentil, certamente saiu com calma. Como podemos esperar que Deus todos os dias nos dê a sua bênção e a sua proteção se dissemos para Ele: ‘Deixe-nos em paz!’ Considerando todos esses acontecimentos recentes... ataques terroristas nas escolas, ... penso que tudo tenha começado quando há 5 anos uma mulher obteve que não fosse mais permitido que se fizesse nenhuma oração nas escolas norte-americanas e dissemos OK! Depois, alguém disse: ‘é melhor não ler a Bíblia nas escolas...’ (a mesma Bíblia que diz “não matarás, não roubarás, ama o teu próximo como a ti mesmo”). E nós dissemos OK! Depois alguém disse que não deveríamos impedir os nossos filhos que se comportem mal porque podemos causar danos à personalidade deles. Dissemos: é um expert quem está falando, portanto OK! Depois alguém disse que não seria oportuno que os professores punissem os nossos filhos quando se comportassem mal, e dissemos OK! Depois alguém disse: o presépio não deve ofender às minorias, assim colocaram no lugar de Maria e de José a Spice girl  e Batmam. E dissemos também OK! Agora nos perguntamos: como pode os nossos filhos não terem mais consciência e não saberem distinguir o que é justo do que é errado. Se observamos bem, estamos colhendo o que semeamos’.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Tarde de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Neste sábado, 04, o Grupo de Oração Luz do Altíssimo está organizando uma tarde de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com orações, pregação da Palavra de Deus, momentos de interiorização e louvor.

A equipe da RCC da nossa Paróquia faz o convite: "contamos com sua presença, pois como diz o diz o salmo 132, 1: 'Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos'. Quanta alegria em estarmos juntos na presença de nosso Senhor Jesus Cristo".

Participe!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Início da nova turma de Crisma

Os interessados em fazer parte da turma de Crisma 2012 devem fazer a inscrição na Secretaria Paroquial. As atividades começam já neste sábado, dia 04. A equipe de Catequese informa que quem tiver bíblia, deve levá-la.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto, mês das vocações


Para alguns, agosto é um mês de que se cuidar, pois ele seria nefasto... Mas para os participantes assíduos da comunidade católica, agosto, além de ser um mês abençoado como todos os demais, é desde 1981 o mês vocacional. 
 
Por que tamanha importância dada ao tema vocação? Porque a vocação é o início de tudo. Quando ouvimos ou usamos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico. 

 
E nessa compreensão também a vocação de sacerdote, de esposos, de leigos cristãos. Essa compreensão, porém, não ajuda muito no bom entendimento do que seja vocação quando nós, na Igreja, usamos essa palavra.