domingo, 12 de agosto de 2012

A Origem da Comemoração do Dia dos Pais


Hoje, no calendário civil, comemoramos o Dia dos Pais e nós, cristãos, somos chamados a nos unir em oração por eles. Desejamos que São José seja sempre o maior exemplo para todos os chefes de família, e que sigam os passos de Jesus. Pedimos a Deus também pelos que já se foram, para que sejam felizes no Reino dos Céus, e por todos os que sofrem as angústias deste mundo.
 Mas você sabe a origem da comemoração desta celebração?
O Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto. Esta data da comemoração varia de acordo com os países, como por exemplo, nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho, e em Portugal no dia 19 de março.
O Dia dos Pais é considerado por muitos apenas uma data comercial, mas é marcado sempre por presentes, frases, poesias, que são dadas aos pais. Especialmente as crianças fazem homenagens a seus pais, geralmente com pequenos presentes preparados na escola.

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-o sorte, saúde e longa vida. Em registros mais novos, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou muito para a celebração se difundir por todo o estado de Washington e logos se espalhando pelos país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon, oficializou então o Dia dos Pais.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Já no Brasil, a possível história da origem do Dia dos Pais é atribuída  ao publicitário Sylvio Bhering, que em 1953 propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.
Sylvio Bhering escolheu o dia 14 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser dia de São Joaquim, que era patriarca da família Bhering.

Nenhum comentário: