domingo, 5 de agosto de 2012

A Dignidade do Sacerdote

Por Williams Manoel
 
Por ser representante de Cristo nesta terra, grande é a dignidade do sacerdote. Santo Ambrósio faz bela comparação: "vai tanto da dignidade dos reis e imperadores à do sacerdote, quando vai do chumbo ao ouro puríssimo, da terra ao céu. É que o padre é o homem de Deus."
 
São João Crisóstomo ficava abismado ante a glória imensa a que é elevado o homem pelo sacerdócio: "parece que o céu recebe da terra sua principal autoridade: o servo está sentado na terra como juiz, e o Senhor o aguarda, no paraíso, a decisão para confirmar."
 
O Papa Pio XII asseverou que o grande Dom de Deus foi o sacerdócio, porque por ele perenizou a obra da redenção do gênero humano. Explica que a expressão consagrada "O sacerdote é outro Cristo", goza de toda a exatidão porque o padre é assinalado com o carater indelével que o torna semelhante ao Salvador: o sacerdote representa Cristo, o qual disse "como o Pai me enviou, assim também envio a vós" (Jo 20,21).
 
A vocação é um dom especial de Deus, ninguém se arroga a esta honra senão quem é chamado por Deus.
 
Aos nossos sacerdotes, e de modo particular àqueles que pastorearam o rebanho de Deus que está em Cruz das Almas, e hoje ao nosso pároco Padre Cícero Lenisvaldo que celebra os momentos mais importantes da vida litúrgica de nossa paróquia, nossa gratidão, nosso carinho e nossa oração, para que Deus os confirme na fé e fidelidade à Igreja de Cristo.

Nenhum comentário: