domingo, 5 de agosto de 2012

1º domingo de agosto: Vocação ao Ministério Ordenado

 
Neste 1º domingo de agosto, mês das vocações, reconhecemos com gratidão o tesetemunho de todos os ministros ordenados, que a exemplo de Cristo Eterno Sacerdote, foram fieis à missão que lhes foi confiada de apascentar e servir o seu rebanho.

Ministérios Ordenados
Os ministérios ordenados são recebidos pelo sacramento da ordem. São eles: o Diaconado, o Presbiterado e o Episcopado. Assim, todo ministro na Igreja é, antes de tudo, um servidor de Cristo, da comunidade e das Coisas divinas.

Os Diáconos: são aqueles que servem aos irmãos na caridade e na solidariedade da comunidade cristã; têm também a função litúrgica, quando assistem ao presbítero e ao bispo; exercem a função de anunciadores da Palavra, quando a proclamam em nossas comunidades litúrgicas e realizam a homilia.
 
Os Presbíteros ou sacerdotes: são aqueles irmãos que, pelo sacramento da ordem e pelo ministério do bispo, são chamados à função de pastor de uma comunidade. Nas comunidades dos tempos atuais os presbíteros são ordenados para serem colaboradores do bispo em sua missão pastoral. Quando exercem a função de pároco ou vigário assumem a responsabilidade de uma paróquia e devem desempenhar os ofícios de ensinar, santificar e governar a comunidade como seu real valor. O padre deve estar junto do povo, caminhar com ele a exemplo do Cristo, nas diversas realidades.

O Bispo ou epíscopo: é o ministro da Igreja, que é consagrado para governar uma Diocese. O bispo é o legítimo sucessor dos apóstolos e é constituído como princípio de fé e unidade de uma comunidade diocesana, sendo o próprio bispo um sinal visível da presença de Cristo Jesus no meio da comunidade.


Nenhum comentário: