domingo, 19 de agosto de 2012

Agosto, o mês Vocacional

Chamado de Deus ao homem para sua missão na Igreja e na sociedade, esse é o significado de Vocação. Ela é o ato amoroso do Pai, que convida o homem para sua felicidade e plena realização.

Desde 1981, agosto é o mês vocacional. Sendo assim, todos os cristãos são chamados tanto a refletir para a importância de sua vocação – descobrindo os projetos de Deus, identificando-se com eles e os testemunhando com o mundo -, quanto a intensificar as orações e ações em favor das vocações do mundo inteiro.

Ao longo do mês, a Igreja Católica medita sobre o assunto e faz orações. Sendo a primeira semana voltada pelas Vocações para o ministério ordenado: Diáconos, Padres e Bispos; a segunda, pela Família; a terceira semana, pelas Vocações à Vida Consagrada: Religiosos e Religiosas Seculares; e a quarta, é a semana de Oração pelas Vocações para os Ministérios e Serviços na Comunidade – a exemplo dos catequistas, que com exemplos teóricos e práticos, fazem seus catequisandos crescerem na fé, além de despertar neles o sentido de suas vocações.

Em sua infinita bondade, Deus permite total liberdade de resposta ao homem, que decide aceitar Seu chamado ou não. Entretanto, sendo “sim”, é necessário entender que o vocacionado não é dono de seu dom, ele o recebe para partilhar, aplicando-o no serviço ao próximo.

Dizer “sim” é um ato de fé, é confiar na iniciativa de Deus e dar a resposta humana. Aqui você conhecerá um pouco mais sobre a vocação à vida religiosa, que é testemunho dos conselhos do evangelho de obediência, pobreza e castidade, através de duas Congregações de nossa Paróquia: Pobres Filhas da Visitação de Maria e Irmãs Franciscanas da Providência de Deus.


A Congregação Pobres Filhas da Visitação de Maria foi fundada na Itália em 1926, em meio às necessidades da Guerra, pela Madre Claudia Russo. Em seu país de origem, realizava, principalmente, trabalhos voltados aos cuidados a idosos, entretanto, ao chegar ao Brasil em 1985, na cidade de Maceió, adaptou-se às realidades locais: os meninos e meninas de rua.

As quatro freiras que iniciaram a missão em Alagoas passaram a acompanhar essas crianças, que, mais tarde solicitaram um abrigo. Por isso, foi construído o Centro de Formação Santa Rosa de Lima, na Barra Nova. Nele, menores de 07 a 18 anos tem educação escolar, religiosa, além de oficinas profissionalizantes – no Centro existe uma padaria, e os jovens produzem também artigos de madeira. Além disso, a Congregação acompanha o desenvolvimento de duas favelas: Santa Rosa e Nossa Senhora da Visitação, por meios de creches, escolas e trabalhos pastorais.

Atualmente, a Congregação vive de doações, da venda dos trabalhos manuais, e da ajuda financeira que o Instituto Italiano da Congregação envia. As religiosas utilizam o Hábito de cor cinza e de tecido leve, devido ao clima brasileiro. Há quatro casas no Brasil, sendo duas em Alagoas – Garça Torta e Jacintinho -, uma em Sergipe e outra na Bahia.


A segunda Congregação presente em nossa paróquia é a das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus, fundada nos Estados Unidos, em 1922 e que chegou ao Brasil em 1938. Atuam através das áreas de educação em Colégios, obras sociais promocionais, na saúde, na formação e nas Paróquias. Em Alagoas, a Congregação existe há 30 anos – 20 deles em Boca da Mata e os últimos 10 na capital.

As irmãs das Missões Inseridas realizam trabalhos pastorais e vivem sempre em duplas. Em Maceió, as freiras moram na casa paroquial de São Francisco e recebem recursos financeiros das Congregações de São Paulo (onde ficam os Colégios). Elas não utilizam o Hábito, mas, suas roupas são sempre simples.

Inspiradas em São Francisco, este ano a Congregação comemora seu Jubileu. Além dos 800 anos do Carisma Clariano – já que Santa Clara foi a primeira Franciscana.

A Vocação religiosa exige alguns passos de formação para as jovens: Acompanhamento, Aspirantado, Postulantado, Noviciado, Juniorado e Votos Perpétuos.

Acompanhamento Vocacional é o despertar da vocação e o primeiro contato com a Congregação, para melhor discernimento. O Aspirantado é etapa de sensibilização, onde a jovem é acompanhada em seu processo de crescimento humano e cristão. Já o Postulantado, é o período de formação inicial, tendo como princípios a vida comunitária, de oração e apostolado.

O Noviciado é o período central da formação, dedicado, onde os processos de discernimento vocacional, de convivência comunitária e de engajamento pastoral como religiosa são ampliados. O Juniorado, também conhecido como Primeiros Votos, é a consolidação da experiência vocacional – uma vez por ano, a vocacionada renova seus votos.

Os Votos Perpétuos ou Formação Contínua é o período da Consagração Religiosa que se estende da Profissão Perpétua até o final da vida.

Especialmente neste mês de agosto, rezemos pelas vocações e pelas vocacionadas da nossa Paróquia!

Nenhum comentário: