domingo, 19 de agosto de 2012

3º Domingo de Agosto: Vocação à Vida Consagrada

 
 
A cada domingo do mês de agosto, dedicado às vocações, celebramos um chamado diverso de Deus: no primeiro domingo, celebramos o Dia do Padre; no segundo, celebramos o Dia dos Pais, concretização da Vocação ao Matrimônio; neste terceiro domingo, o Dia dos Religiosos e Religiosas.
 
Chamados a testemunhar Jesus Cristo de maneira "radical", homens e mulheres assumem um Carisma que está orientado também para o mundo, demonstrando o compromisso que assumem diante de Deus, entregando-Lhe a própria vida. Estão a serviço da Igreja e do Povo. Todos, na Igreja, somos consagrados a Deus pelo Sacramento do Batismo e pelo Sacramento da Confirmação, mas a Vida Consagrada pressupõe uma distinta vocação e, portanto, uma forma específica de Consagração, com vistas a uma Missão peculiar.
 
As pessoas consagradas recebem uma nova e especial Consagração – que, apesar de não ser Sacramental, as compromete a assumirem a forma de vida praticada pessoalmente por Jesus e por Ele proposta aos discípulos. O dever missionário que religiosos e religiosas assumem tem a ver, primeiramente, consigo mesmos: abrem o seu coração à ação do Espírito Santo de Deus, para que seus testemunhos ajudem a toda a Igreja a lembrar-se de que acima de tudo está o serviço gratuito a Deus. Serão missionários, portanto, aprofundando a consciência de terem sido chamados e escolhidos por Deus, para quem devem orientar toda a sua vida e oferecer tudo o que são e possuem, libertando-se dos obstáculos que poderiam atrapalhar a resposta total de amor, para que se tornem verdadeiro sinal de Cristo, deixando transparecer pelo seu estilo de vida o ideal que professam.
 
A Vida Religiosa busca no Cristo sua identidade, para ser Seu sinal na Igreja. É dimensão profética no meio da Sociedade, testemunhando Jesus em sua disponibilidade a Deus, à Igreja e aos irmãos. É exemplo de renúncia, para que os fiéis não se apeguem aos bens deste mundo, mas ao essencial: a Vida que vem dos céus, a vida nova em Cristo.
 
A Igreja precisa do Carisma de homens que, a exemplo de Pedro, estejam dispostos a deixar tudo para seguir Jesus. O Reino de Deus precisa de mulheres que, a exemplo de Maria, estejam decididas a dizer ‘Sim’ ao chamado que Deus lhes faz.
 
Rezemos para que não se envergonhem de seguir a Cristo na obediência, na pobreza e na castidade, para que se mantenham fieis ao carisma que abraçaram. Rezemos, ainda, para que estejamos sempre atentos aos chamados de Deus e para que as famílias possam apoiar as vocações à Vida Consagrada, acolhendo os dons de Deus e incentivando ao discernimento vocacional dos seus filhos e filhas.
 

Nenhum comentário: