terça-feira, 28 de agosto de 2012

Padre Responde - "Por que Deus não me dá o que peço?"


Pergunta: Seguinte Padre, se você tiver a resposta para este comentário eu te agradeço: fumo cigarros comuns, não bebo álcool e não uso drogas e nunca fui bêbado ou drogado. Tenho 36 anos, sou professor formado... Acredito em Deus e sei que Ele existe. Vou te resumir no máximo: meus pais são separados há mais de 20 anos e ainda se odeiam, eles não são e não foram bons pais. Meu casamento também acabou mal. Nos separamos numa boa, sem brigas, mas foi triste e não deu certo. Nunca ganhei nada na vida. As coisas ruins são comuns acontecerem comigo e o que mais me revoltou foi que quando eu tentei rezar, que foram duas vezes por um bom tempo, foi bem nesse momento que as coisas muito ruins me aconteceram. Deixei de ter fé em Deus, acredito Nele, não vou desafiar Ele nunca na minha vida. De tudo que eu pedi pra Deus nada ele me deu, na verdade tirou. Antes quando eu não rezava não aconteciam coisas boas comigo, só coisas ruins, e depois que resolvi ter fé e rezar bastante as coisas ruins aumentaram muito. É de não acreditar, mas as duas vezes que tentei me aproximar de Deus, as coisas na minha vida só pioraram. Então, para parar de acontecer essas coisas, eu parei de rezar... Tenho medo até de contar isso e Deus me castigar com uma doença... Mas é o que eu passei e estou passando há 36 anos... Não sou santo não, já fiz muita coisa errada na minha vida, mas fiz também muitas coisas certas. Nunca matei e nem roubei, sou muito honesto... Sou assim: depois de 36 anos e estar deste jeito.. Tá difícil de viver... Já fiquei doente por alguns anos. Me falaram assim: Deus está te testando e daí eu te pergunto, Padre: Por que Deus está me testando se Ele sabe que sou fraco, que não tenho mais forças para suportar tantas coisas erradas que acontecem na minha vida? Ele sabe que não tenho forças para enfrentar tudo isso... Acabou meu casamento, meus pais são horríveis, estou desempregado e não tenho a mínima força e vontade de trabalhar e dar a volta por cima... Em depressão não estou mais... Por que Deus nunca me deu nada que eu pedi a Ele? Eu não pedi o mundo, não pedi mansão, não pedi Ferrari, não pedi poder político ou financeiro. Eu pedi algumas coisinhas baratas para Ele e caríssimas para mim. Eu só levo na cabeça em tudo que tentei fazer nesta vida. Quando faço alguma coisa errada hoje é por revolta. Assim: como nada dá certo na minha vida, quando acontece alguma coisa boa eu já me preparo porque sempre vem outra muito ruim em seguida. Se eu sempre acreditei Nele, por que Ele me fez perder a fé Nele? Acho que Ele não vai com a minha cara. Às vezes penso que se eu tivesse virado bandido teria sido melhor. Se eu ganho alguma coisa pode contar que ela vem estragada. É sempre assim. Padre, não estou pedindo sua ajuda porque ninguém e nada nesse mundo vai conseguir me ajudar, Deus já me mostrou isso: eu gostaria de uma resposta do porquê que as coisas são assim comigo. Sei que você tem um bom estudo sobre isso, se tiver a resposta eu te agradeço.
          

Caríssimo, lamento muito pelo que você me fala em seu comentário. Gostaria de atender suas expectativas materiais, mas não tenho este poder, não tenho a “porta da esperança” (acho que você lembra este antigo programa televisivo), nem muito menos uma varinha mágica para realizar sonhos como nos contos de fadas. Alguém talvez dissesse a você: “Você está precisando de uma ‘sessão de descarrego’!”; mas graças a Deus você parece não ter procurado estes ambientes. Apesar das dificuldades, você não me parece suficientemente tolo para recorrer a estes artifícios dos espertos que criam empresas fantasiadas de igrejas, lançando um produto novo a cada mês para retirar dinheiro dos ingênuos.


O que percebo é que, na questão que você levanta, há uma dificuldade no que se refere à compreensão da religião. Permita-me dizer: Você possui uma visão mágica da religião e de Deus. Não podemos ver Deus como se Ele fosse o gênio da lâmpada maravilhosa, que atende os nossos desejos quando esfregarmos a lâmpada. Ou ainda, como se Ele fosse uma espécie de distribuidor automático, bastaria colocar algumas moedas e escolher o produto que quisermos. Ou ainda com aquela compreensão:  vou ser bonzinho para que Deus seja também bonzinho comigo ou para que ele não me castigue. Sua compreensão da religião, sobre Deus, está mais para aquela que é própria de certas seitas que, infelizmente, vivem iludindo os ingênuos em nome do reino, da graça ou ainda do poder de Deus.

Religião não é servir-se de Deus, mas servir a Deus. Decidir livremente de corresponder com a proposta que Ele me faz, por acreditar que este seja o Caminho que me conduz à plenitude de minha existência. Normalmente, este é um caminho exigente, de renúncias... a porta estreita. Repare que em nenhum momento dos Evangelhos Jesus promete riqueza, sucesso, dinheiro ou coisa parecida. Jesus não usa jamais o “slogan”: “Quer parar de sofrer, entre aqui!”. O que encontramos nas palavras de Jesus são expressões como: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga!” Jesus sempre reprovou os discípulos porque, não entendendo a lógica do reino, estavam procurando poder.

Curiosamente, na Sagrada Escritura, quem promete vantagens terrenas é satanás. Na tentação que Cristo enfrentou ele prometeu a Cristo riqueza, poder e prazer, caso Cristo o adorasse; ou seja, se Cristo se dobrasse à lógica de satanás. Jesus rejeita violentamente esta tentação. Lamento pela sua situação, mas recomendo de não atribuir a Deus aquilo que não é causado por Ele. Parece ser bem outra a causa de uma tal situação.

Recordemos o episódio bíblico sobre o sacrifício de Isaac. Há muitos detalhes  belos que podemos encontrar ali, mas gostaria de acenar para um: Abraão era idoso, sua esposa também e além do mais era estéril. Abraão pede a Deus uma bênção: um filho. Deus lhe concede Isaac. Este era a felicidade para Abraão, era sinal da bênção de Deus. Era um favor de Deus. Mas... em um determinado momento, Deus pede a Abraão o sacrifício do filho. Que coisa estranha, não!? Deus teria desistido de abençoar Abraão, teria se arrependido de ter concedido aquele favor a Abraão?  Observe que Abrão estava entre Deus e o favor de Deus (Isaac) e naquele momento era exigido de Abraão uma prova: o que contava realmente para ele, Deus ou o favor? Quando Abraão demonstra para Deus que o que contava para ele era Deus (pois estava disposto a sacrificar o favor que tinha recebido de Deus), então Deus não lhe retira o favor. Quis recordar este episódio do Antigo Testamento para dizer que procuremos Deus, somente Ele, unicamente Ele. Basta isso. O mais, se vier, é acréscimo. Mas não vivamos a religião com uma visão mágica, interesseira, utilitarista.

Para concluir, sugiro que procure uma boa Confissão, que seja esta o marco para você recomeçar sua vida. E que com uma atitude profissional, paciente, honesta, competente... você possa ter o necessário para viver dignamente. Nem mais, nem menos, o necessário.

Que o Senhor lhe proteja!

Nenhum comentário: