terça-feira, 31 de julho de 2012

Cinema na Comunidade



A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus está com um novo projeto: é o "Cinema na Comunidade". Até o final do ano, a cada mês uma comunidade da paróquia será escolhida para a exibição de um  filme católico, direcionado ao público de todas as idades, e o melhor: com entrada gratuita. Além disso, serão distribuidos pipoca e refrigerante para todos os presentes.

Prestigie o projeto! A primeira edição ocorrerá no próximo sábado, dia 04, às 17h, na Comunidade Nossa Senhora da Visitação (Novo Horizonte).

Mais informações: comunicacao.pascom@gmail.com

domingo, 29 de julho de 2012

Versinhos do Dízimo


O último texto que publicamos nesse mês dedicado ao Dízimo, é em forma de versos, enviado pela Pastoral do Dízimo da nossa Paróquia:




Quando você faz uma festa
Para conseguir arrecadação,
Você sai à cata de brindes
Para depois fazer o leilão.
Você arrecada a Matéria...
O Espírito, porém, não!

Há até quem dá um boi,
Há também quem dá leitão,
Há gente que dá feijão:
Muitos são loucos por festa e
Dão vinho, brinde e até pão.

Com o Dízimo é diferente!
Com ele, você traz gente,
Você traz contribuição
E também o engajamento.
Você traz a adesão.
O Dízimo é ato de fé,
É sinal de conversão.

É um pouco do amor de Cristo
Dentro da própria ação,
O Dízimo é uma oferenda,
É a Deus devolução.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia 26 de julho - Dia dos Avós



O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, sendo que inicialmente era comemorada no dia 20 de março, devido a uma associação com São José. Depois de um tempo, a data foi transferida para 16 de agosto, em virtude da celebração da Assunção de Nossa Senhora. Por fim, o Papa Paulo VI determinou que a data para celebrar os pais de Maria seria 26 de julho.

Conta a história que no século I a.c, Ana e Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre pediam em orações uma criança para tornar a família completa. Embora o casal já tivesse idade avançada, Ana engravidou e foi avisada por um anjo que daria a luz a uma menina abençoada, chamada Maria. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos, mas sua filha cresceu louvando a Deus e se preparando para se tornar a mãe de Jesus Cristo.
Devido à história narrada durante séculos, Santa Ana e São Joaquim se tornaram padroeiros dos avós. No dia 26 de julho, é comum muitas pessoas orarem e pedirem para que os pais de Maria intercedam pelos vovôs e pelas vovós, principalmente aqueles que estão doentes ou abandonados.
Nesta data, é comum comprar presentes, fazer visitas ou simplesmente telefonar em sinal de admiração e carinho. Os avós são pessoas muito sábias, respeitadas por toda família e que estiveram presentes em momentos importantes das vidas dos seus netos, por isso merecem ser parabenizados.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aviso: Missas Estão Suspensas Nesta Semana

As missas da Matriz do Sagrado Coração de Jesus de amanhã, quinta-feira, e de sexta-feira estão suspensas por conta do retiro do clero. Todos os padres de Maceió estão reunidos na cidade do Crato, no Ceará, para reflexões e aprofundamentos da vida espiritual. 

No sábado, as atividades da Paróquia voltam ao normal.

Escolher dar importância às Obras de Deus


Artigo de Joyce Nobre:





Ter sensibilidade nos tempos de hoje para as coisas simples da vida é uma tarefa árdua, pois nós estamos rodeados de muitas informações, barulhos, festas e programas televisivos que não nos engrandece em nada.


Em meio a esse turbilhão de situações, esquecemos de louvar a Deus pela beleza que é o Dom da nossa vida em poder enxergar, se locomover, falar e pensar. 

Analisando tudo isso se observa que nunca se buscou dar tanta atenção a coisas ruins como nos dias de hoje, coisas que atrapalham o crescimento do nosso Espírito e do nosso intelecto, gerando uma insatisfação absurda com vida e com você mesmo.

E a felicidade?  Ah, a felicidade se torna um sentimento passageiro e muitas vezes raro, porque não conseguem ver motivos para se alegrar nesse contexto, ou simplesmente estão procurando a felicidade em lugares errados.

Então entra em cena: O TEMPO. Ele passa e a vida toma outros rumos e a visão muda e começa-se a notar que o que não era visto com a devida importância começar a fazer sentido. E quando tudo muda é bom, pois constatamos o primeiro sintoma do amadurecimento.

Então observamos que as nossas pernas que eram tão ágeis, fortes e que sustentavam o peso do nosso corpo com maestria, e que muitas vezes seguiram caminhos que não eram da vontade de Deus, começam a enfraquecer e ficar doente.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Padre Responde - O Domínio da Afetvidade


Pergunta do Internauta: Padre gostei muito da sua reflexão sobre a masturbação; estou trabalhando com uma jovem que vive o mesmo dilema, ela fica pensando sempre em sexo. Quando tem alguém que ela gosta, o seu desejo sexual aumenta, sempre que ela se masturba se sente inferior às pessoas e não consegue se relacionar bem como amiga. Como devo aconselhá-la? Ela é muito ansiosa...

Caríssimo leitor,

Fico feliz em saber que o conteúdo oferecido tem ajudado no discernimento de certas situações. Na pergunta que você apresenta, já é acenado para um fator que deve ser bem trabalhado na vida de pessoas que possuem esta dificuldade quanto ao governo de sua afetividade: a sadia ocupação.

Apresento a seguir algumas sugestões:

1 – A amizade com Cristo – que deve se traduzir, primeiramente, na Comunhão Eucarística semanal; elemento que supõe também a confissão sacramental. Depois também, na leitura da Sagrada Escritura, na oração...

2 – Sadias ocupações: trabalho, estudo...

3 – Leituras – recomendo a literatura dos santos.

4 – Cultivar boas amizades, inclusive com pessoas experimentadas na fé.

5 – Lazer sadio. Aqui recomendo que a pessoa descubra uma atividade que para ela possa ser prazerosa (desenho, pintura, música, dança, jardinagem...).

6 – Por último: levá-la a uma grande confiança em Cristo. “Para Deus, nada é impossível”.

Eliminamos a escuridão quando nos aproximamos da luz.

Padre Cícero Lenisvaldo Miranda

domingo, 22 de julho de 2012

Dízimo – Um Testemunho


“Imposto paga-se o que é devido;  a Deus oferece-se conforme manda o coração do cristão. Por várias vezes sou indagado com a mesma pergunta, quanto devo pagar o dízimo? Eu sempre dou um  sorriso e digo: Meu irmão, o teu coração dirá quanto deves pagar sem sombra de dúvidas, pois o Senhor aguarda o teu gesto de amor e não o teu dinheiro. A ti, cabe apenas fazer tua parte como cristão, não olhes para trás, pois o que passou, passou, o que importa é daqui para frente.

Nunca é tarde para abrir o coração e deixar o Senhor adentrar e fazer morada. Busque o Senhor em todos os momentos da sua vida, Ele estará sempre de braços abertos a te receber. Por sua vez, como bons cristãos que somos, devemos ofertar o que há de melhor para o Senhor, e o meu dízimo deve ser tirado da melhor parte. E qual seria a melhor parte? Coloque em primeiro lugar o seu dízimo, depois separe todas as suas contas e despesas, e verás que teu dinheiro ainda vai sobrar, pode acreditar, faça a experiência e com certeza você estará dando seu testemunho de FÉ diante de tudo e todos”.

Sandro Vasconcelos, Coordenador da Pastoral do Dízimo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Novos Papeis de Parede do Portal do Sagrado





sexta-feira, 20 de julho de 2012

Padre Responde - A Fé Católica

Pergunta do internauta: Padre, parabéns pelo portal. A respeito da fé, no documento que o Papa escreveu ele nos fala sobre a crise da fé, onde as pessoas estão perdendo o sentido do sagrado, não estão acreditando em nada mais porque é católico, depois é protestante, depois espírita e ainda quer convencer as outras pessoas a irem também pelo mesmo caminho. Como deve ser a minha posição diante dessas pessoas e quais palavras usar?

Caríssimo leitor, 

A fé que professamos é a fé dos Apóstolos, é a fé que a Igreja recebeu de Cristo por meio dos Apóstolos e que conservou íntegra nestes dois mil anos, propagou fielmente a todos os povos de todos os lugares e épocas, defendeu de muitos erros de interpretação e interpretou diante de novos contextos e, porém, conservando-se fiel ao ensinamento dos Apóstolos. Este é um dos aspectos que nos dá felicidade ao pertencer à Igreja Católica: sabemos que estamos na mesma fé que vem dos Apóstolos até hoje.

O Senhor mesmo nos garantiu: “Eu estou com vocês até o final dos tempos” (Mt 28, 20); perguntamos: a palavra de Jesus, sua promessa, pode falhar? Além do mais, Ele disse: “Enviarei o Espírito Santo, o qual vos conduzirá à verdade” (Jo 16,13); perguntamos: a ação do Espírito pode falhar? Esta é, portanto, a garantia de que a Igreja de Cristo jamais vai trair a vontade de seu Fundador, que permanecerá fiel a Ele até o final dos tempos sem fazer nenhuma mudança substancial. Esta garantia não se apoia nas capacidades daqueles que fazem a Igreja, mas na própria promessa de Cristo e na ação do Espírito Santo prometido.

Toda a Igreja, governada pelos sucessores dos Apóstolos (os Bispos espalhados pelo mundo enquanto sucessores dos Apóstolos e em comunhão de fé com o Papa), é guardiã da fé. Um dia a fé nos foi transmitida, nós devemos conservá-la e transmiti-la aos outros que virão depois de nós. Imaginemos uma vela que é acesa e que, por sua vez, passa a acender outras com a mesma chama; assim acontece com a fé que atravessou o tempo.

Paróquia Sedia Encontro com Setor Atlântico Norte do Apostolado da Oração



No último domingo, dia 15, aconteceu em nossa paróquia o Encontro do Setor Atlântico Norte do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Maceió.

O encontro, sob organização do Apostolado da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, iniciou-se às 09h com Adoração ao Santíssimo e fraterno lanche para acolhida dos encontristas.

Dando continuidade, foi realizado a primeira reflexão do dia com a temática: Coração de Jesus, símbolo e sinal do amor do Pai para conosco. O tema foi trabalhado por Antônio Manoel, que deixou a mensagem de que o Apostolado requer serviço, testemunho, unidade e fidelidade e que através da oração entramos em comunhão, mergulhamos na intimidade do Coração de Jesus e passamos a servi-lo como bons soldados tendo como motivação a oração e o trabalho (conf. Rm 12, 1-12).

Ainda pela manhã houve sorteio de vários brindes e a participação do Pe. Cícero Lenisvaldo, que falou da questão da pureza e da santidade, qualidades que emanam do Coração de Jesus.Por volta do meio dia foi realizado o almoço, preparado e servido pelos membros do Apostolado de nossa paróquia.

Já na parte da tarde, ocorreram mais sorteios de brindes, seguido das considerações finais pelo Conselho Arquidiocesano, que na ocasião anunciou que o próximo encontro do Setor Atlântico Norte será realizado na Paróquia de São Pedro, Ponta verde.


Finalizou-se o encontro às 14h30, com as orações finais e com o hino do Apostolado da Oração: Levantai-vos soldados de Cristo.


Rogamos a Deus que continue derramando suas bençãos sobre o Apostolado da Oração de nossa paróquia e sobre todos que fazem parte deste movimento em nossa Arquidiocese, para que realmente edifiquem a Igreja de Cristo pelo seu testemunho oracional no dia-a-dia.


Confira a galeria de fotos do encontro, clicando na foto acima!

Pastoral Social Realiza Tarde de Atividades em Comunidade

A Pastoral Social da Paróquia Sagrado Coração de Jesus realizou, no sábado passado, dia 14, um momento de atividades com as famílias que recebem assistência na Comunidade Nossa Senhora da Visitação, no Novo Horizonte.

A tarde contou com palestra sobre o lixo, suas consequências e maneiras de reaproveitamento, e com degustação de bolo feito com a casca da banana.



Confira as fotos, clicando na imagem acima!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pastoral Familiar promoveu primeiro Pós-encontro para os casais do Casamento Comunitário


No início desta semana, os casais que, nos últimos três anos, receberam o sacramento do matrimônio em Cristo em nossa paróquia participaram de um Pós-encontro organizado e conduzido pela Pastoral Familiar. O evento aconteceu às 16h em dois dias – no domingo, 15, na comunidade de São José, e na segunda, 16, na Matriz.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conhecendo Melhor - Pastoral do Dízimo



O mês de julho, na Igreja do mundo inteiro, é celebrado como o Mês do Dízimo. Para que você conheça um pouco mais sobre o significadoe a importância de ser dizimista, traremos, até o final de julho, textos sobre o assunto. Que tal começar entendendo o funcionamento da Pastoral do Dízimo em nossa Paróquia? A PASCOM entrevistou os coordenadores dessa Pastoral, e o resultado você confere abaixo:

* Qual o objetivo da Pastoral do Dízimo?

O foco principal é a conscientização do cristão diante dos preceitos bíblicos, massificar essa ideia na cabeça das pessoas e trabalhar diariamente para não adormecer ou cair no esquecimento o ato de amor que é devolver um pouco do que você tem, em prol de algum ou alguém. O significado do dízimo é partilhar com os nossos irmãos mais necessitados, dar condições para nossa paróquia ter auto sustentação. O dízimo não é um imposto pago obrigatoriamente, e sim conforme o desejo do seu coração.


* Como é realizado o trabalho da Pastoral?

Tem toda uma dinâmica em torno dessa pastoral, com organização de plantões aos finais de semanas para dar assistência aos nossos dizimistas, visitas às comunidades para análise do desempenho do dízimo, organização de rifas e sorteios de prêmios para angariar recursos para investir na própria paróquia, participação nas missas com entrega de mensagens enfatizando a importância do dízimo, também fazemos sorteios mensais para os dizimistas ofertantes fiéis do mês. Enfim, não é só "contar dinheiro", mas tentar melhorar a arrecadação para podermos investir mais e dar uma estrutura melhor para nossos paroquianos.

* A Pastoral é restrita à Matriz ou existe também nas comunidades da Paróquia?

Todas as comunidades são assistidas pela Pastoral do Dízimo, sob o comando do nosso Pe. Cícero e toda a equipe do dízimo. Existe uma equipe em cada comunidade, com a mesma dinâmica na Paróquia, unificando o nosso trabalho.


* Quais os dias de reunião?

Temos reunião com o Pe. Cícero e todas as comunidades no 2º sábado do mês, às 15h, e a reunião só para os integrantes da Pastoral acontece no 4º domingo de cada mês, às 17h.


* Quem pode participar?

Qualquer pessoa. Venha ser o próximo integrante dessa pastoral!!!


* Contato para mais informações:

 Sandro 9601-1361 e Nara 9930-6565

 

Encontro com Crismados em 2012

No último sábado, 14, às 9h, foi realizado um encontro organizado pela equipe de Catequistas de nossa paróquia com alguns jovens crismados neste ano e que ainda não são engajados nos movimentos, grupos e pastorais de nossa Paróquia.


Houve a presença de coordenadores ou representantes dos grupos, pastorais e movimentos que partilharam com estes jovens qual é e o papel que desenvolvem nesses grupos. Estiveram presentes a Renovação Carismática Católica (Grupo de Oração Luz do Altíssimo), Grupo Jovem João Paulo II, EJC, Acólitos, Vicentinos, Legião de Maria, Pastoral da Saúde, Terço dos Homens, Pastoral da Pessoa Idosa e Sorriso de Criança.

Rogamos a Deus que desperte em nossa juventude um ardor missionário e de evangelização, que ponham à serviço da Igreja de Cristo os dons que gratuitamente receberam do Senhor.

Veja mais fotos do encontro, clicando na imagem acima!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Missa no Santuário de Fátima



Na última sexta-feira, dia 13, às 19h30, os paroquianos da Sagrado Coração de Jesus, participaram da Santa missa no Santuário de Fátima, no Condomínio Dom Adelmo Machado.

A Campanha de Fátima teve início no dia 13 de maio, em nossa Paróquia, e se estende até o dia 13 de outubro.

Confira as fotos da noite, clicando na imagem acima!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Padre Responde - O Batismo de Outras Igrejas é Válido?

Pergunta: Já ouvi dizer que a Igreja Católica aceita o batismo realizado em outras igrejas, mas não em todas. Quais igrejas tem o batismo aceito pela igreja católica? No caso do matrimônio celebrado em outras igrejas também é aceito pela igreja católica?

Caríssimo leitor,

Os sacramentos são sinais instituídos por Cristo e confiados à Igreja. A ação redentora de Cristo não cessou com a sua morte, ressurreição e ascensão. Cristo continua agindo hoje através exatamente dos sacramentos. Ele quis instituir estes meios para que a sua ação pudesse concretamente chegar até nós. Por meio dos sacramentos, a salvação é objetivamente comunicada a nós; eles são canais da graça.

São sete os sacramentos instituídos por Cristo:
- Três sacramentos de iniciação: Batismo, Crisma, Eucaristia.
- Dois sacramentos de cura: Confissão e Unção dos enfermos.
- Dois sacramentos para o serviço ou comunhão: Ordem e Matrimônio.
                                                      
Por isso dizemos que a plenitude da salvação está na Igreja Católica, pois somente ela possui os sete sacramentos. Dizemos também que a Igreja fundada por Cristo subsiste na Igreja Católica exatamente pelo fato de ela possuir a plenitude dos sacramentos.

Os grupos não Católicos somente consideram Sacramento o Batismo; para eles, não há os outros. Por exemplo, para nós Católicos, a Eucaristia é um Sacramento (ou melhor, O Sacramento por excelência) pois nos referimos às palavras de Cristo na última ceia: “Isto é o meu Corpo... Isto é o meu sangue... Fazei isto em memória de mim”; fora da Igreja Católica muitas vezes são realizadas ceias com pão e com vinho, mas sem o significado que damos sobre a presença real do Senhor.

Nós Católicos entendemos que os Sacramentos são sinais (podemos também dizer “símbolos”) que realizam aquilo que significam. Normalmente um sinal ou símbolo apenas indica para algo, mas não se identifica com o que indica (por exemplo: uma lágrima é um sinal de dor, mas não se identifica com a dor. Uma placa é sinal de que a cidade destino está a 80 Km, mas não se identifica com a cidade); diferente é no Sacramento, pois ele realiza o que significa, se identifica com o que significa ou realiza. Assim, a água do Batismo realmente purifica a alma do batizado etc.

Às vezes, fora da Igreja Católica usam o termo sacramento impropriamente, aplicando-o a outros elementos.

O Batismo é a porta dos sacramentos, necessário para a salvação; por meio dele somos libertados do pecado, somos regenerados como filhos de Deus, somos configurados a Cristo, incorporados na Igreja. O Sacramento do Batismo exige quatro elementos para que seja válido:

a) matéria: água pura.
b) forma: “... eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
c) ministro: Bispo, Sacerdote, Diácono ou qualquer fiel (em situação de emergência – imaginemos, por exemplo, quando em um hospital uma enfermeira batiza uma criança que corre risco de vida ao nascer).
d) intenção: o ministro deve fazer o rito na mesma intenção da Igreja; ou seja, compreendendo o que a Igreja entende pelo ato de batizar.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cafezão da PASCOM



Venha participar do Cafezão da PASCOM, no próximo domingo, dia 15, depois da missa da noite, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Estamos preparando um cardápio especial, mesas, cadeiras e som para que você aproveite melhor esse momento. Programe-se! É neste domingo, após a missa!

Esperamos você lá!

Missa no Santuário de Fátima

Na próxima sexta-feira, dia 13, não haverá missa na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, pois a missa será no Santuário de Fátima, no Condomínio Dom Adelmo Machado, às 19h30.


A Campanha de Fátima teve início no dia 13 de maio, em nossa Paróquia, e se estende até o dia 13 de outubro.

Participe!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Padre Responde - O Celibato Sacerdotal

Pergunta: Um homem que sente-se vocacionado ao sacerdócio, mas que na juventude teve um filho que hoje mora com a mãe e tem 12 anos, canonicamente falando-se, pode ser padre?
 
Caríssimo leitor,

Pelo que eu entendi, a pessoa à qual você se refere teve um filho sem ter contraído matrimônio, e este filho ficou com a mãe dele até hoje. Atualmente o menino já tem 12 anos. Esta pessoa hoje se sente vocacionada ao sacerdócio, mas possui dúvidas se, uma vez por ter tido este filho, seria ou não aceito para o sacerdócio.

O fato de uma pessoa ter gerado um filho sem ter contraído o matrimônio não parece ser um impedimento canônico para a recepção do Sacramento da Ordem. Parece que esta foi a situação de Santo Agostinho. Verificamos também que alguns senhores que exerceram o diaconato na Igreja, depois de terem ficado viúvos foram chamados para o sacerdócio e, ao aceitar, foram ordenados, mesmos se estes chegaram a constituir família.


domingo, 8 de julho de 2012

Oficina de Oração e Vida



Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da Oficina de Oração e Vida, que terá início no dia 07 de agosto, às 19h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas.


As Oficinas de Oração e Vida são um serviço para aprender e se aprofundar na arte de orar, através da prática de diversas modalidades de oração. Pela oração tornamo-nos amigos e discípulos do Senhor. Superamos, passo a passo, angústias, complexos, medos, tristezas; vivenciando uma paz jamais experimentada.  Somos felizes, assumindo em nossas vidas o modo de ser de Jesus.

Jesus, ao longo de sua vida, mostrou-nos a importância da oração. Lendo os evangelhos, vemos Jesus diversas vezes retirando-se para um lugar deserto para orar. Quem quiser ser discípulo de Jesus não pode abrir mão da oração em sua vida. 

Participe da Oficina de Oração e Vida! As inscrições podem ser realizadas com Elaine, através do telefone (82) 8701-1108, ou na Secretaria Paroquial.