sexta-feira, 13 de julho de 2012

Padre Responde - O Batismo de Outras Igrejas é Válido?

Pergunta: Já ouvi dizer que a Igreja Católica aceita o batismo realizado em outras igrejas, mas não em todas. Quais igrejas tem o batismo aceito pela igreja católica? No caso do matrimônio celebrado em outras igrejas também é aceito pela igreja católica?

Caríssimo leitor,

Os sacramentos são sinais instituídos por Cristo e confiados à Igreja. A ação redentora de Cristo não cessou com a sua morte, ressurreição e ascensão. Cristo continua agindo hoje através exatamente dos sacramentos. Ele quis instituir estes meios para que a sua ação pudesse concretamente chegar até nós. Por meio dos sacramentos, a salvação é objetivamente comunicada a nós; eles são canais da graça.

São sete os sacramentos instituídos por Cristo:
- Três sacramentos de iniciação: Batismo, Crisma, Eucaristia.
- Dois sacramentos de cura: Confissão e Unção dos enfermos.
- Dois sacramentos para o serviço ou comunhão: Ordem e Matrimônio.
                                                      
Por isso dizemos que a plenitude da salvação está na Igreja Católica, pois somente ela possui os sete sacramentos. Dizemos também que a Igreja fundada por Cristo subsiste na Igreja Católica exatamente pelo fato de ela possuir a plenitude dos sacramentos.

Os grupos não Católicos somente consideram Sacramento o Batismo; para eles, não há os outros. Por exemplo, para nós Católicos, a Eucaristia é um Sacramento (ou melhor, O Sacramento por excelência) pois nos referimos às palavras de Cristo na última ceia: “Isto é o meu Corpo... Isto é o meu sangue... Fazei isto em memória de mim”; fora da Igreja Católica muitas vezes são realizadas ceias com pão e com vinho, mas sem o significado que damos sobre a presença real do Senhor.

Nós Católicos entendemos que os Sacramentos são sinais (podemos também dizer “símbolos”) que realizam aquilo que significam. Normalmente um sinal ou símbolo apenas indica para algo, mas não se identifica com o que indica (por exemplo: uma lágrima é um sinal de dor, mas não se identifica com a dor. Uma placa é sinal de que a cidade destino está a 80 Km, mas não se identifica com a cidade); diferente é no Sacramento, pois ele realiza o que significa, se identifica com o que significa ou realiza. Assim, a água do Batismo realmente purifica a alma do batizado etc.

Às vezes, fora da Igreja Católica usam o termo sacramento impropriamente, aplicando-o a outros elementos.

O Batismo é a porta dos sacramentos, necessário para a salvação; por meio dele somos libertados do pecado, somos regenerados como filhos de Deus, somos configurados a Cristo, incorporados na Igreja. O Sacramento do Batismo exige quatro elementos para que seja válido:

a) matéria: água pura.
b) forma: “... eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
c) ministro: Bispo, Sacerdote, Diácono ou qualquer fiel (em situação de emergência – imaginemos, por exemplo, quando em um hospital uma enfermeira batiza uma criança que corre risco de vida ao nascer).
d) intenção: o ministro deve fazer o rito na mesma intenção da Igreja; ou seja, compreendendo o que a Igreja entende pelo ato de batizar.



O Batismo praticado fora da Igreja Católica nem sempre é aceito como válido pelo motivo de que muitas vezes faltam os elementos necessários. Quando uma pessoa adere à fé católica se faz necessário verificar como o “Batismo” foi realizado no lugar de onde ela veio. Há alguns grupos os quais a Igreja não tem nenhuma dúvida sobre a validade do Batismo; mas há outros que se faz necessária uma verificação. No caso de dúvida sobre a validade do batismo que foi realizado fora, normalmente para estas pessoas, a Igreja realiza o Batismo “sob condição”; o que significa isso, a Igreja realiza o rito e, no caso de não ter sido válido o rito praticado fora, passa a valer o rito sob condição (indicando que a pessoa nunca tinha sido batizada). Porém, se o rito fora foi válido, o rito “sob condição” não terá validade.

Abaixo, apresentamos os nomes dos grupos mais conhecidos. Quando se tratar de um outro que não aparece na relação abaixo, a pessoa deve falar com o pároco.

A Igreja Católica aceita como válido o Batismo praticado nos seguintes grupos: Igrejas Orientais que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica, Episcopal Anglicana do Brasil, Luterana, Metodista.

Já os grupos em que a aceitação da validade do Batismo depende da verificação de como foi realizado o rito - pois a visão teológica do Batismo pode variar (por exemplo: por achar que o Batismo não justifica e que por este motivo não seria necessário...), são: Presbiteriana, Batista, Adventista, a maioria das pentecostais.

Grupos em que o Batismo não é válido: igreja católica apostólica brasileira, mórmons, testemunhas de jeová,

Quanto ao Matrimônio, já dissemos anteriormente que os não-católicos somente consideram Sacramento o Batismo. O matrimônio seria somente uma bênção e não teria valor sacramental.

Para nós Católicos, a união familiar é válida quando é Sacramento. Podemos aceitar que um dos cônjuges não seja Católico, contanto que aceite que a cerimônia seja realizada na Igreja Católica para permitir à parte Católica de ter acesso aos outros Sacramentos. Não se aceita que a parte católica não celebre o Sacramento na Igreja e considere como válido somente o rito realizado fora; isso a impediria de ter acesso depois aos outros sacramentos, visto que a união não tem valor sacramental. Recordo que quando uma parte é católica e a outra não, dificilmente aquela relação é tranquila. Normalmente surgem muitas dificuldades por causa dessas diferenças teológicas. O ideal é que os dois sejam de fé católica. Não vale aqui fazer apelo “às razões do coração”; um católico deve considerar que este ponto da fé é de fundamental importância para o equilíbrio, a paz, a harmonia da família.

Nenhum comentário: