quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia 26 de julho - Dia dos Avós



O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, sendo que inicialmente era comemorada no dia 20 de março, devido a uma associação com São José. Depois de um tempo, a data foi transferida para 16 de agosto, em virtude da celebração da Assunção de Nossa Senhora. Por fim, o Papa Paulo VI determinou que a data para celebrar os pais de Maria seria 26 de julho.

Conta a história que no século I a.c, Ana e Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre pediam em orações uma criança para tornar a família completa. Embora o casal já tivesse idade avançada, Ana engravidou e foi avisada por um anjo que daria a luz a uma menina abençoada, chamada Maria. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos, mas sua filha cresceu louvando a Deus e se preparando para se tornar a mãe de Jesus Cristo.
Devido à história narrada durante séculos, Santa Ana e São Joaquim se tornaram padroeiros dos avós. No dia 26 de julho, é comum muitas pessoas orarem e pedirem para que os pais de Maria intercedam pelos vovôs e pelas vovós, principalmente aqueles que estão doentes ou abandonados.
Nesta data, é comum comprar presentes, fazer visitas ou simplesmente telefonar em sinal de admiração e carinho. Os avós são pessoas muito sábias, respeitadas por toda família e que estiveram presentes em momentos importantes das vidas dos seus netos, por isso merecem ser parabenizados.

 
Embora o perfil dos avós  tenha se modernizado com o passar do tempo, eles continuam ocupando papel essencial na criação e na formação dos netos. Os vovôs e as vovós são grandes companhias do dia a dia, afinal, eles transmitem suas experiências de vida através dos conselhos e cativam com muitos dengos e mimos.
A vovó sofreu grandes influências do mundo contemporâneo, por isso, ela não é mais aquela idosa de antigamente, que assistia programas de culinária e fazia tricô o dia todo. O mesmo se emprega ao vovô, que não se dedica mais a tarefas ultrapassadas. Os avôs modernos estão acessando a internet, fazendo viagens em grupo, indo aos bailes da terceira idade e até mesmo frequentando aulas de hidroginástica.

Nenhum comentário: