Pergunta: Gostaria de saber que atitudes devemos tomar ao conviver com homossexuais. Já ouvi falar que a Igreja abomina a prática homossexual e é contra esse tipo de relacionamento, mas que não discrimina o homossexual, em si. Isso é verdade? O que fazer? Como agir?
Caríssimo leitor, antes de responder ao que você pergunta, seria necessário apresentar uma abordagem sobre a questão do homossexualismo. Tomo como referência a reflexão de Livio Melina no livro “El actuar moral Del hombre”.
A homossexualidade é vista como fracasso na abertura à alteridade sexual. A pessoa não conseguiu a realização da finalidade própria da sexualidade humana.
O Catecismo da Igreja nos diz que “a homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres que experimentam uma atração sexual, exclusiva ou predominante, para com pessoas do mesmo sexo. Ela reveste formas muitos variadas através dos séculos e das culturas” (CIC 2357). Daqui, podemos dizer que a homossexualidade não é sempre uma condição bem definida.
Quando falamos da condição homossexual, é preciso distinguir entre pseudo-homossexualidade, homossexualidade transitória e homossexualidade definitiva. Há diferentes motivações em cada uma destas situações: a dependência afetiva, o poder ou o domínio e a gratificação sexual no sentido estrito.
Na pseudo-homossexualidade, prevalece a motivação de dependência ou de domínio ou ambas. A força destas motivações leva a pessoa a estabelecer com outra pessoa do mesmo sexo relações que podem adquirir uma qualidade erótica. Neste nível, podemos falar também de homossexualidade imaginária ou temida, a qual afeta, sobretudo, os meninos adolescentes em período de maior depressão ou insegurança. Temem ser homossexuais sem nunca ter experimentado uma clara atração homossexual, ou tendo experimentado somente uma atração passageira. Este nível pode ser relativamente fácil de superar.
A homossexualidade transitória se manifesta em uma etapa do desenvolvimento adolescente ou em uma situação de exclusiva interação com pessoas do sexo idêntico ao seu.
A condição homossexual ou de homossexualidade definitiva é o tipo de homossexualidade ao qual em geral se faz referência.
Outra coisa a distinguir é a atividade e a orientação homossexual. A orientação homossexual tem a ver com uma consciente atração física acompanhada de fantasias espontâneas sexuais na relação entre pessoas de sexo idêntico ao próprio. A pessoa se descobre assim, sem ter escolhido tal situação. Esta situação significa uma desordem objetiva da orientação sexual.