quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados

 
Hoje, 02 de novembro, é celebrado o dia de Finados. Essa é uma das ocasiões em que o cristão tem a possibilidade de ganhar indulgência plenária. Isso acontece se a pessoa visitar uma igreja, rezar um Credo, um Pai Nosso, realizar confissão e comunhão (do mês) e fazer uma oração pelo Papa (pode ser Pai Nosso, Ave Maria, ou qualquer outra oração).

Além disso, pode-se lucrar indulgência plenária desde o dia 1° até dia 8 de Novembro, com as seguinte condições: visitar um cemitério, rezar pelos falecidos, oração pelo Papa, confissão e comunhão mensal.

Segundo o Catescismo da Igreja Católica, uma indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa (remissão), que o fiel obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja. Esta, como dispensadora da redenção, distribui e aplica o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos. A indulgência é parcial se remover parte da pena temporal devida pelo pecado, ou plenária, se remover toda a pena.

A missa de Finados, ou dos Fieis Defuntos, na Matriz de Cruz das Almas será celebrada às 19h.

Com: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/fe/59.htm e http://www.gotquestions.org/portugues/indulgencias-plenarias.html
 

Nenhum comentário: