terça-feira, 8 de novembro de 2011

História de Santo Onofre


Amanhã começa a Festa do Padroeiro, na Comunidade Santo Onofre. Mas você conhece a história desse santo?

A vida de Santo Onofre só é conhecida pelo que conta um de seus discípulos, São Paphuntius, (no Brasil é chamado de São Pafûncio),o qual o encontrou no deserto no Egito.

Onouphrius viveu no século IV e tornou-se um monge em um monastério perto de Tebas de onde ele saiu para viver uma vida de eremita e contemplação.

Por 60 a 70 anos Onofre viveu só no deserto e usava como vestimenta apenas o seu cabelo e uma espécie de calça feita de folhas.

Não obstante ele foi e ainda é um assunto muito popular na arte Medieval.

É muito festejado na Espanha e vários são os milagres a ele atribuídos.

Quando o então Abade Pafûncio estava decidindo o que representaria para ele uma vida de eremita, conheceu no deserto a Onofre que já era um eremita por 70 anos.

Onofre contou a ele que havia sido um monge em um austero monastério em Thebas, mas teve uma visão chamando-o a imitar São João Batista e assim foi levado a viver a sua vida de eremita.

Ele lutou por muitos anos contra tentações das mais terríveis, mas com perseverança conseguiu vencer a todas.

São Pafûncio ficou maravilhado quando a comida milagrosamente apareceu para a refeição da noite (Diz a tradição que foi um anjo que trouxe a comida de ambos). O Abade passou a noite com o eremita.

Na manhã seguinte, Onofre disse a Pafûncio que o Senhor havia dito que ele iria morrer em breve e que havia enviado Pafûncio para enterrá-lo.
E algum tempo depois, Onofre realmente faleceu e São Pafûncio o enterrou em um buraco em uma montanha e o lugar imediatamente desapareceu, como para dizer ao Abade que seus restos não eram para ficar ali.

A historia foi colocada em escritos por São Pafûncio e já era popular no sexto século.

Durante a idade média ele foi muito popular no Leste e Oeste principalmente na Rússia, onde é venerado juntamente com Saint Peter of Athos.
 
Na liturgia da igreja católica ele é mostrado como um velho eremita vestido apenas com um longo cabelo e uma folha cobrindo sua cintura.

Algumas vezes ele é mostrado com um anjo trazendo o pão da Eucaristia com uma coroa a seus pés.

Ele é o padroeiro dos tecelões, talvez porque às vezes tecia sua própria peça de roupa com fios de plantas encontradas no deserto.

É protetor do alcoólatras. Diz a lenda que teria, no início de sua vida, vencido esse terrível vício, mas nada foi provado nesse sentido. Por isso ele é invocado para a cura do alcoolismo.

Fonte: http://santossanctorum.blogspot.com/2011/06/santo-onofre-12-de-junho-patrono-da.html

Nenhum comentário: