quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Dias de Confissões na Quaresma 2012
A confissão é uma das práticas que todos os cristãos devem buscar durante o período quaresmal, para que na Páscoa possam participar do banquete eucarístico. Acompanhe, abaixo, os dias em que haverá confissões na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, durante os meses de março e abril de 2012:
Dia 02/03 (sexta-feira) - após a Missa
Dia 09/03 (sexta-feira) - após a Missa
Dia 15/03 (quinta-feira) - às 19h40
Dia 16/03 (sexta-feira) - após a Missa
Dia 22/03 (quinta-feira) - às 19h40
Dia 23/03 (sexta-feira) - após a Missa
Dia 26/03 (segunda-feira) - às 19h30
Dia 28/03 (quarta-feira) - às 19h30
Dia 29/03 (quinta-feira) - às 19h40
Dia 30/03 (sexta-feira) - após a Missa
Dia 04/04 (quarta-feira) - às 19h30
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Papa: "CF2012 inspire nos fiéis solidariedade com os enfermos"
Como todos os anos, o Vaticano expressa sua adesão e apoio à Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Foi divulgada na manhã desta quarta-feira a carta enviada pelo Papa ao Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis:
Ao Venerado Irmão
CARDEAL RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB
Fraternas saudações em Cristo Senhor!
De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Ecio 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.
Ao Venerado Irmão
CARDEAL RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB
Fraternas saudações em Cristo Senhor!
De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Ecio 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.
Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem-estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mi_ 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mi 16,26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino ‘salus' e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: “Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo” (Mt 4,23).
Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade urna solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: (pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 2536). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d'Ele para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus toma fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI, Discurso aos enfermos de Turim, 2/V/2010).
Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando — pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida — para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento, E, para confirmar-lhes nestes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.
Vaticano, 11 de fevereiro de 2012
Fonte: http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=565169
Recomendações aos Pais e Padrinhos
Arquidiocese de Maceió
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
RECOMENDAÇÕES AOS PAIS E PADRINHOS:
Por ser tão sagrado e divino, pede-se, aos senhores pais e padrinhos que considerem e respeitem o BATISMO como parte integrante das suas próprias vidas e início cristão para a vida de seus filhos e/ou afilhados. Não seja ele realizado como motivo para uma festa que distancie a família de Deus, mas quando há comemoração, que esta seja realizada como alegria pelo ingresso de seu filho ou de sua filha à família Divina e à Igreja.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Reunião do Conselho Paroquial
Atenção coordenadores dos grupos, pastorais e movimentos da nossa Paróquia, lembramos que no próximo sábado, 25, haverá reunião do conselho, às 15h, na Matriz. Vale frisar que o não comparecimento pode acarretar no cancelamento dos eventos previstos para o próximo mês, conforme o calendário elaborado na Assembleia Paroquial.
Mensagem do Papa para a Quaresma
Ontem, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, a Igreja deu início ao Tempo Quaresmal. Confira a reflexão do Santo Padre, o Papa Bento XVI, para a Quaresma de 2012:
Irmãos e Irmãs,
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Missa da quarta-feira de cinzas
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Padre Responde - A organização da Bíblia
“Na Bíblia é comum encontrarmos alguns livros com os números 1 e 2, como o livro dos Reis, Samuel e Coríntios. Por que estes livros são organizados assim e os outros não?”
Caríssimo leitor, a Bíblia, livro onde foi cristalizado o conteúdo daquilo que Deus revelou aos seus por meio de Jesus Cristo, único Revelador do Pai, está dividida em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento, e possui 73 livros, os quais são 46 livros no AT e 27 livros no NT. Todos os 73 livros e somente estes são considerados inspirados por Deus. Eles formam o chamado “cânon” da Sagrada Escritura, ou seja, a relação de livros considerados sagrados por ter Deus como autor. Mesmo com tantos livros, um só é o centro da Sagrada Escritura: Jesus Cristo. O Antigo Testamento é visto como preparação para Jesus Cristo. Todo o texto sagrado, portanto, deve ser interpretado em relação a Ele.
A Bíblia chegou até nós através da Igreja Católica. A edição que é usada pelos protestantes, estes a receberam da Igreja Católica. Nós, católicos, assumimos este número de livros, que chamamos “cânon”, porque no Concílio de Trento (Reunião de bispos na cidade de Trento, Itália, ano 1545) a Igreja declarou solenemente que os livros que fazem parte do cânon são somente os 73 e todos eles. Porém, a Igreja não fez isso sem motivos, mas porque já antes dela estes livros eram citados pelos cristãos, bispos, teólogos; o próprio Cristo e os Apóstolos usaram estes livros que o Concílio de Trento declarou como canônicos. O uso na Igreja, a Tradição, foi importante para o discernimento do número de livros sagrados. O protestantismo rejeitou 7 desses livros, dizendo que não são inspirados; que pena, pois deixam de desfrutar das riquezas teológicas que eles contêm. Recordemos que se a Igreja Católica os adotou foi pelo fato de que os próprios Apóstolos os usavam.
Como reconhecer uma Bíblia Católica?
A Bíblia Católica traz sempre na primeira página o IMPRIMATUR (traduz-se por: “IMPRIMA-SE”), expressão emitida por um Bispo que autoriza a impressão dela. Os Bispos, na qualidade de legítimos sucessores dos Apóstolos, garantem assim que se trata de Palavra de Deus autêntica. Uma Bíblia que não possui o IMPRIMATUR, podemos dizer que não é Palavra de Deus autêntica, pois é incompleta e a tradução pode conter expressões ou palavras que dificultam o sentido correto do texto.
Quanto ao que você pergunta, caro leitor, você percebeu que existem livros que repetem o nome de outros, como é o caso das Cartas enviadas por São Paulo aos cristãos da cidade de Corinto. Aqui é fácil compreender porque se trata de uma primeira carta enviada, seguida por uma segunda carta. O que não é o caso da Carta aos cristãos Romanos, também enviada por São Paulo; podemos imaginar a possibilidade de que ele tenha escrito outras cartas aos cristãos da cidade de Roma, porém, não há registro, somente uma foi conservada. No NT aparecem outros livros com este mesmo aspecto; por exemplo: São três cartas de São João, duas de São Paulo enviadas a Timóteo, duas escritas por São Pedro... mas agora eu creio que você já entende a questão.
Caríssimo leitor, a Bíblia, livro onde foi cristalizado o conteúdo daquilo que Deus revelou aos seus por meio de Jesus Cristo, único Revelador do Pai, está dividida em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento, e possui 73 livros, os quais são 46 livros no AT e 27 livros no NT. Todos os 73 livros e somente estes são considerados inspirados por Deus. Eles formam o chamado “cânon” da Sagrada Escritura, ou seja, a relação de livros considerados sagrados por ter Deus como autor. Mesmo com tantos livros, um só é o centro da Sagrada Escritura: Jesus Cristo. O Antigo Testamento é visto como preparação para Jesus Cristo. Todo o texto sagrado, portanto, deve ser interpretado em relação a Ele.
A Bíblia chegou até nós através da Igreja Católica. A edição que é usada pelos protestantes, estes a receberam da Igreja Católica. Nós, católicos, assumimos este número de livros, que chamamos “cânon”, porque no Concílio de Trento (Reunião de bispos na cidade de Trento, Itália, ano 1545) a Igreja declarou solenemente que os livros que fazem parte do cânon são somente os 73 e todos eles. Porém, a Igreja não fez isso sem motivos, mas porque já antes dela estes livros eram citados pelos cristãos, bispos, teólogos; o próprio Cristo e os Apóstolos usaram estes livros que o Concílio de Trento declarou como canônicos. O uso na Igreja, a Tradição, foi importante para o discernimento do número de livros sagrados. O protestantismo rejeitou 7 desses livros, dizendo que não são inspirados; que pena, pois deixam de desfrutar das riquezas teológicas que eles contêm. Recordemos que se a Igreja Católica os adotou foi pelo fato de que os próprios Apóstolos os usavam.
Como reconhecer uma Bíblia Católica?
A Bíblia Católica traz sempre na primeira página o IMPRIMATUR (traduz-se por: “IMPRIMA-SE”), expressão emitida por um Bispo que autoriza a impressão dela. Os Bispos, na qualidade de legítimos sucessores dos Apóstolos, garantem assim que se trata de Palavra de Deus autêntica. Uma Bíblia que não possui o IMPRIMATUR, podemos dizer que não é Palavra de Deus autêntica, pois é incompleta e a tradução pode conter expressões ou palavras que dificultam o sentido correto do texto.
Quanto ao que você pergunta, caro leitor, você percebeu que existem livros que repetem o nome de outros, como é o caso das Cartas enviadas por São Paulo aos cristãos da cidade de Corinto. Aqui é fácil compreender porque se trata de uma primeira carta enviada, seguida por uma segunda carta. O que não é o caso da Carta aos cristãos Romanos, também enviada por São Paulo; podemos imaginar a possibilidade de que ele tenha escrito outras cartas aos cristãos da cidade de Roma, porém, não há registro, somente uma foi conservada. No NT aparecem outros livros com este mesmo aspecto; por exemplo: São três cartas de São João, duas de São Paulo enviadas a Timóteo, duas escritas por São Pedro... mas agora eu creio que você já entende a questão.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Vias-sacras
O tempo quaresmal está se aproximando e nossa Paróquia já está com o calendário pronto para as vias-sacras, que devem ocorrer em todas as comunidades já a partir da próxima quinta-feira, 23, até a semana santa.
Confira, abaixo, em que dias da semana será possível acompanhar as estações e participe, vivendo intensamente a quaresma!
Confira, abaixo, em que dias da semana será possível acompanhar as estações e participe, vivendo intensamente a quaresma!
* Nossa Senhora da Visitação: segunda-feira
* São José: segunda-feira
* São José: segunda-feira
* Santo Onofre: quarta-feira
* São Francisco: quinta-feira
* São Francisco: quinta-feira
* São Rafael: quinta-feira
* Matriz: sexta-feira
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Dia Mundial do Enfermo
Confira abaixo a mensagem do Papa Bento XVI em referência ao Dia Mundial do Enfermo, celebrado hoje:
"Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!" (Lc 17, 19)
Amados irmãos e irmãs
Por ocasião do Dia Mundial do Doente, que celebraremos no próximo dia 11 de Fevereiro de 2012, memória da Bem-Aventurada Virgem de Lourdes, desejo renovar a minha proximidade espiritual a todos os enfermos que se encontram nos lugares de cura ou recebem os cuidados das famílias, enquanto manifesto a cada um deles a solicitude e o afecto da parte de toda a Igreja. No acolhimento generoso e amoroso de cada vida humana, sobretudo da frágil e doente, o cristão expressa um aspecto importante do seu testemunho evangélico, segundo o exemplo de Cristo, que se debruçou sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para os curar.
1. Neste ano, que constitui a preparação mais próxima para o solene Dia Mundial do Doente, que será celebrado na Alemanha no dia 11 de Fevereiro de 2013 e que meditará sobre a emblemática figura evangélica do bom samaritano (cf. Lc 10, 29-37), gostaria de chamar a atenção para os "Sacramentos de cura", ou seja, o Sacramento da Penitência e da Reconciliação, e o Sacramento da Unção dos Enfermos, que encontram o seu cumprimento natural na Comunhão Eucarística.
O encontro de Jesus com os dez leprosos, narrado no Evangelho de são Lucas (cf. Lc 17, 11-19), de maneira particular as palavras que o Senhor dirige a um deles: "Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!" (v. 19), ajudam a tomar consciência acerca da importância da fé para aqueles que, angustiados pelo sofrimento e pela enfermidade, se aproximam do Senhor. No encontro com Ele, podem experimentar realmente que quantos acreditam nunca estão sozinhos! Com efeito, no seu Filho Deus não nos abandona às nossas angústias e sofrimentos, mas está próximo de nós, ajuda-nos a suportá-los e deseja curar profundamente o nosso coração (cf. Mc 2, 1-12).
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Jovens se preparam para visita ao Lar da Menina
No próximo sábado, dia 11, às 14 horas, os jovens do EJC Cruz das Almas realizarão a segunda etapa do projeto Semeando Sorrisos. Dessa vez, eles levarão alimentos não perecíveis à instituição Deus Proverá, mais conhecida como Lar das meninas, no bairro do Jacintinho. Além dos alimentos, o objetivo é levar alegria, músicas, brincadeiras e muita descontração para as crianças e adolescentes assistidos pela instituição.
Participe!
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Padre Responde - O Pecado Contra o Corpo
No entanto à medida que fui crescendo e entrando em grupos de jovens, fazendo alguns retiros onde o assunto era abordado percebi que de fato já há muitos anos que eu estaria em pecado, comungando mal e assumindo ser aquilo que não era. Nessa altura decidi parar com essa situação e apesar de toda a vergonha e constrangimento lá tomei a decisão de me ir confessar. Foi uma situação difícil e constrangedora, mas no final senti de fato a graça e a força do perdão de Deus. Foi mesmo um nascer de novo. Achava eu que a partir desse dia tudo iria ser diferente e que nunca mais voltaria a cair na masturbação.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Música de Fevereiro: "Sou Teu Anjo" (Anjos de Resgate)
A música escolhida pelos internautas, para tocar aqui no site em fevereiro, foi "Sou Teu Anjo", da banda Anjos de Resgate. Com 40% dos votos, ela venceu a enquete e estará disponível para você escutar no Portal do Sagrado.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Padre Responde - Nome de Batismo e Pecados Mortais
Padre Lenisvaldo, na verdade trago aqui 2 curiosidades: A 1ª o senhor comentou no curso que ministra nas sextas-feiras na matriz sobre alguns nomes que não são aceitos pela igreja católica e, num outro dia comentou, que apresentaria uma lista de pecados mortais, ou seja de pecados que são necessários à confissão, nos dois casos ficou de apresentar lista de ambos, por isso estou curiosíssima para saber.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Confira as intenções de oração do Papa para o mês de fevereiro
As intenções de oração do Papa Bento XVI para o mês de fevereiro estão relacionadas ao acesso a recursos naturais e aos agentes de saúde nos países pobres.
Na intenção geral, Bento XVI pede que todos os povos tenham acesso à água e aos recursos necessários ao sustento cotidiano.
E na intenção missionária, o Santo Padre reza para que o Senhor sustente o esforço dos agentes de saúde das regiões mais pobres na assistência aos enfermos e aos anciãos.
Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.
Fonte: Canção Nova
Assinar:
Postagens (Atom)