sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Recomendações aos Pais e Padrinhos

Arquidiocese de Maceió
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

RECOMENDAÇÕES AOS PAIS E PADRINHOS:

Por ser tão sagrado e divino, pede-se, aos senhores pais e padrinhos que considerem e respeitem o BATISMO como parte integrante das suas próprias vidas e início cristão para a vida de seus filhos e/ou afilhados. Não seja ele realizado como motivo para uma festa que distancie a família de Deus, mas quando há comemoração, que esta seja realizada como alegria pelo ingresso de seu filho ou de sua filha à família Divina e à Igreja.

O que é santo com santidade deverá ser respeitado e considerado. E o Batismo é Santo e é Sagrado. Portanto, torna-se importante que pais e padrinhos acompanhem, com toda fé e respeito este ato litúrgico. É IMPRESCINDÍVEL, TAMBÉM QUE PROFESSEM A MESMA FÉ, pois do contrário estariam enganando a si próprios. É pelo Batismo que nos tornamos Templos do Espírito Santo [ 1Cor.6,19 ].

Ao convidar uma pessoa para ser padrinho, os pais deverão escolher alguém que viva a mesma fé e esteja em situação regular, perante a Igreja, ou seja, quando casado deverá ser no religioso. Pessoas de outras religiões ou convicções filosóficas que não comungam da fé católica não podem ser convidados a serem padrinhos. Enganar o sacerdote ou diácono é possível. Enganar a Deus é impossível.

Ao decidirem batizar seu(s) filho(s) os pais deverão procurar a Secretaria da Paróquia ou buscarem informações por telefone - ( 3325-7961) - sobre os detalhes de CURSO DE PREPARAÇÃO para PAIS E PADRINHOS. Este acontecem na Matriz, às quintas feiras, duas vezes ao mês; e VISITA DA EQUIPE DE PASTORAL FAMILIAR à residência dos pais. É importante a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento.

No dia do Batizado os pais e padrinhos deverão chegar à Igreja com pelo menos 15 minutos de antecedência a fim de que sejam tomadas e/ou conferidas as anotações que servirão para o registro do Batismo, devidamente munidos com os cartões - Certificados de Participação no Curso de Preparação, onde serão acolhidos pela Equipe de Batismo. - Os batizados ocorrem nos segundos e quartos domingos de cada mês, às 8:00 horas da manhã.

A vela ( própria para o Batismo ), poderá ser adquirida, na Matriz, no dia do Batizado.

A criança ou adulto a ser batizado deverá estar vestido com roupa totalmente branca, que é a veste própria do Batismo.

Caso o batizado seja realizado em uma outra Paróquia, os pais deverão levar, ao pároco da mesma, uma Autorização de Batismo fornecida pela Secretaria Paroquial para celebração do Batismo. O mesmo acontecerá quando a pessoa residir em outra Paróquia: Deverá trazer uma autorização da Paróquia a que pertence, para Batizar. O Curso de Preparação para Pais e Padrinho é válido para todas as Paróquias.

Realizado na Casa do Senhor, consideremos também que nossas vestes e nossa conduta devem corresponder à nossa fé.

Se a criança tem mais de 7 ( sete ) anos deverá ser preparada, antes do Batismo, isto é, deverá participar do CATECUMENATO ou estar concluindo a catequese da primeira Comunhão.

Nenhum comentário: