segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Paróquia Sagrado Coração de Jesus sedia evento social do EJC

No último domingo, 29, o movimento católico Encontro de Jovens com Cristo (EJC), iniciou um projeto social que visa mobilizar a juventude de forma prática na mudança da realidade social de suas paróquias.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lembrete - Assembleia Paroquial

Neste sábado, 28, a partir de 08h será realizada a Assembleia Paroquial, para definir datas, eventos e atividades de todos os grupos, e da Paróquia como um todo, ao longo do ano de 2012.

Cada grupo deve mandar dois representantes, e cada comunidade três membros. É um momento muito importante e a presença dos líderes é fundamental.

Até lá!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Projeto Semeando Sorrisos

No próximo domingo, dia 29/01, haverá a realização do Projeto Semeando Sorrisos, às 14:00, na quadra de Cruz das Almas. O Projeto é uma ideia do EJC Maceió, e nesta primeira edição será organizado pelo EJC de Cruz das Almas e do Jacintinho, visando atender às pessoas das comunidades carentes da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.


Além da diversão típica do EJC, haverá lanche e distribuição de cestas básicas. O projeto deve acontecer em todas as paróquias que tem o Encontro de Jovens com Cristo. 

Prestigie!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Padre Responde - O Batismo e o Casamento

PERGUNTA - Sou casado há mais de 3 anos só no civil, nunca frequetei à Igreja Católica, porque eu era evangélico desde criança, agora sou um católico fiel, devoto de Nossa Senhora. Não sou batizado na Igreja Católica, não fiz crisma, primeira comunhão, catescimo, nada, só que me batizei em igreja evangélica. A minha esposa sempre foi católica batizada, crismada e tudo. Agora queremos nos casar na igreja, o que devo fazer, a quem devo procurar?


Caro leitor, se você e residente aqui na área da Paróquia de Cruz das Almas, sugiro que você nos procure. Precisamos saber qual o grupo religioso que você freqüentou; pois a Igreja reconhece o Batismo de algumas denominações protestantes. Uma vez isso seja esclarecido, você deve entrar para a preparação para o sacramento da Confirmação e, uma vez completada a preparação, você receberia também os sacramentos da Confissão e da Eucaristia.

Caso o "batismo" que você recebeu não tenha sido valido, então você entrará para o catecumenato (preparação para os adultos que desejam ser batizados) e, uma vez completado o percurso, você recebera todos os sacramentos que necessita.

Temos previsto o inicio da preparação para adultos no mês de agosto próximo; contudo, recomendo que nos procure logo. Dessa forma, teremos uma previsão do número de participantes.

Quanto ao casamento, este pode ser realizado já antes do sacramento do Batismo (Há um rito para situações em que uma parte é católica e a outra ainda não); mas também pode ser deixado para depois que o batismo (se necessário) se realizar. Isso poderemos conversar pessoalmente.

Sempre estou disponível para atender os paroquianos que desejam nas quintas e sextas, após a Santa Missa da noite, na Matriz.

Sugiro também, independente desta situação, que você passe a freqüentar as catequeses para adultos que a Paróquia oferece. Se Deus permitir, reiniciaremos no dia 10 de fevereiro próximo.

Que Deus o abençoe.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Incendeia deve reunir jovens no Posto 7

O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Maceió está organizando, no próximo domingo, 22, às 16h, o Projeto Incendeia. O evento será na Praia do Posto 7 com louvor, dinâmicas, testemunhos e muita animação.

Não perca! Será um momento de graça para toda juventude!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Presidenta Nacional dos Vicentinos Visita Com. São José

No último domingo, 15, a Comunidade São José, recebeu a visita da presidenta nacional dos vicentinos, Consócia Ada Ferreira e do presidente dos vicentinos de Alagoas, Confrade Eudes.


Durante a visita, os vicentinos receberam apoio financeiro de R$ 5.770,00, para a compra de materiais como datashow, notebook, caixa de som e telão; para a realização de cursos e também para a confecção de camisas e banners para o Projeto Rede de Caridade.


O Rede de Caridade terá a duração de um ano, visando a formação cristã e profissional de 30 famílias da comunidade São José, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Além dos vicentinos, o projeto vai contar com a parceria do Padre Cícero Lenisvaldo, do Diácono José Maria, da Pastoral Familiar, de representate da catequese e da crisma, de uma psicopedagoga e de uma psicóloga.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Enquete Música do Mês de Fevereiro

Já está no ar uma nova enquete, para a escolha da música do mês de fevereiro. Participe da votação, dê sua opinião. A enquete fica no lado direito da página do Portal.
Aguardamos seu voto!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ACAMP'S - Comunidade Shalom

A Comunidade Católica Shalom realizará, entre os dias 23 e 27 de janeiro, o Acampamento de Jovens Shalom, o ACAMP'S. O acampamento é uma boa opção para as férias, e contará com momentos de oração, formação, missas, atividades esportivas, gincanas, muita música e animação, tudo isso no Eco Park Campestre, em Marechal Deodoro.

Ficou interessado? Entre e contato com a organização do evento através dos telefones: 3235-2624 / 8845-6873 / 9953-1757

domingo, 15 de janeiro de 2012

Falha Nossa - Assembleia Paroquial

Na edição impressa do Jornal do Sagrado do mês de janeiro, erramos a data da Assembleia Paroquial, que será no sábado, DIA 28/01, a partir das 8h. Outro erro foi em relação ao nosso e-mail, para que os coordenadores de grupos, movimentos e pastorais enviem o calendário de atividades rotineiras previstas para 2012. O CORRETO É: comunicacao.pascom@gmail.com

Aproveitamos para lembrar que o envio desse material deve ser feito até o dia 21/01. Outra opção é deixar o calendário na secretaria paroquial nesse mesmo prazo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cruz da JMJ é recebida com muita alegria



A Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no ano que vem, no Rio de Janeiro, chegou a Alagoas na quarta-feira, 11.Os símbolos desembarcaram na Diocese de Penedo e seguiram para a Barra de São Miguel. Lá, foram recebidos pelo Arcebispo de Maceió, D. Antonio Muniz, e por vários jovens de Maceió e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Cruz das Almas.

No começo da tarde, um trio elétrico, seguido de procissão e carreata, anunciava, na Praia da Avenida, a chegada dos símbolos. O Arcebispo seguiu andando, entre os jovens, até a Catedral.  Já no Centro de Maceió, a multidão que aguardava a Cruz e o Ícone, presentes deixados aos jovens pelo Beato João Paulo II, recebeu-os de pé e com muitos aplausos.

Após a chegada, D. Antonio Muniz celebrou a Santa Missa. Durante a tarde, houve uma via-sacra, presidida pelo pároco de Cruz das Almas, Pe. Cícero Lenisvaldo. As estações percorreram os diversos pontos da Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres. Ao final, Padre Cícero falou aos fieis sobre a necessidade de que os cristãos não tenham vergonha de ostentar a Cruz, que é sinal de vitória e não de morte para a humanidade.

Já no começo da noite, houve a celebração da segunda missa na Catedral, que estava lotada de uma multidão alegre e entusiasmada. Após a missa, uma procissão seguiu até a Praça dos Martírios. E a disputa era grande para carregar a Cruz e o Ícone da JMJ. O trio elétrico arrastou a multidão até à Praça dos Martírios, onde houve a realização de um grande show com a Banda Dominus (MG). Houve também apresentação da banda alagoana Coração Chagado, do cantor Írames Fernandes e do DJ Mano.

Depois do show, durante a madrugada, houve adoração ao Santíssimo Sacramento e a Celebração Eucarística às 6h, já da quinta-feira, 12. No final da manhã, os símbolos seguiram em carreata para a cidade de Xexéu, em Pernambuco, passando por paróquias da parte alta de Maceió e de cidades como Rio Largo, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, Jundiá e Colônia Leopoldina.

Confira fotos do evento, clicando em uma das imagens acima.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Carta do Papa - O Ano da Fé

CARTA APOSTÓLICA
SOB FORMA DE MOTU PROPRIO
PORTA FIDEI
DO SUMO PONTÍFICE
BENTO XVI
COM A QUAL SE PROCLAMA O ANO DA FÉ
1. A PORTA DA FÉ (cf. Act 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início no Baptismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele (cf. Jo 17, 22). Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor.

2. Desde o princípio do meu ministério como Sucessor de Pedro, lembrei a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Durante a homilia da Santa Missa no início do pontificado, disse: «A Igreja no seu conjunto, e os Pastores nela, como Cristo devem pôr-se a caminho para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que dá a vida, a vida em plenitude»[1]. Sucede não poucas vezes que os cristãos sintam maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. Ora um tal pressuposto não só deixou de existir, mas frequentemente acaba até negado.[2] Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes sectores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas.

3. Não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16). Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir como a samaritana ao poço, para ouvir Jesus que convida a crer n’Ele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva (cf. Jo 4, 14). Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos (cf. Jo 6, 51). De facto, em nossos dias ressoa ainda, com a mesma força, este ensinamento de Jesus: «Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna» (Jo 6, 27). E a questão, então posta por aqueles que O escutavam, é a mesma que colocamos nós também hoje: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?» (Jo 6, 28). Conhecemos a resposta de Jesus: «A obra de Deus é esta: crer n’Aquele que Ele enviou» (Jo 6, 29). Por isso, crer em Jesus Cristo é o caminho para se poder chegar definitivamente à salvação.

4. À luz de tudo isto, decidi proclamar um Ano da Fé. Este terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo meu Predecessor, o Beato Papa João Paulo II,[3] com o objectivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé. Esta obra, verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II, foi desejada pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985 como instrumento ao serviço da catequese[4] e foi realizado com a colaboração de todo o episcopado da Igreja Católica. E uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos foi convocada por mim, precisamente para o mês de Outubro de 2012, tendo por tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã. Será uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé. Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. O meu venerado Predecessor, o Servo de Deus Paulo VI, proclamou um ano semelhante, em 1967, para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo no décimo nono centenário do seu supremo testemunho. Idealizou-o como um momento solene, para que houvesse, em toda a Igreja, «uma autêntica e sincera profissão da mesma fé»; quis ainda que esta fosse confirmada de maneira «individual e colectiva, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca».[5] Pensava que a Igreja poderia assim retomar «exacta consciência da sua fé para a reavivar, purificar, confirmar, confessar».[6] As grandes convulsões, que se verificaram naquele Ano, tornaram ainda mais evidente a necessidade duma tal celebração. Esta terminou com a Profissão de Fé do Povo de Deus,[7] para atestar como os conteúdos essenciais, que há séculos constituem o património de todos os crentes, necessitam de ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para se dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado.

sábado, 7 de janeiro de 2012

A Cruz da JMJ em Alagoas

Nos dias 11 e 12 de Janeiro de 2012, Maceió receberá a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2013. Para celebrar a chegada da cruz, há uma grande programação preparada pelo setor juventude da Arquidiocese de Maceió. O evento que está sendo realizado em 276 dioceses do país recebe o nome de Bote Fé.

O Bote Fé é um conjunto de atividades que une a todos em torno da visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.

O Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió colocou à venda a camisa do evento, que pode ser adquirida nas livrarias Paulinas e Paráclito`s, localizadas no centro de Maceió, ao valor de R$ 15,00. A renda contribuirá para as diversas despesas do evento.

O EJC de Cruz das Almas ficou responsável pela Via-Sacra, no dia 11, às 15h.

Criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, a Jornada Mundial da Juventude é um encontro de milhares de jovens católicos, reunidos a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida pelo Papa. São esperados mais de 3 milhões de jovens de todas as partes do mundo.

História da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Padre Responde - A Confissão

PERGUNTA - Depois de 22 (vinte e dois) anos afastado, voltei ao seio da Igreja Católica. De início, fiz o Sacramento da Reconciliação (confissão), fiz um exame de consciência, anotei todos os pecados de que eu tinha lembrança e expus ao bispo, por meio da confissão. A lista foi enorme, pois incluía diversos pecados mortais. Dias depois, casei-me no religioso, e estou participando das missas, comungando, estudando a bíblia e o catecismo da Igreja Católica. Ocorre, que em razão do tempo em que fiquei sem me confessar, vez ou outra me recordo de um ou outro pecado grave que deixei de confessar. O que fazer com relação a isso? Sempre que me lembrar de algum, devo procurar o Sacramento da Confissão e expor os antigos (então esquecidos) e novos pecados?

Caro leitor, fico muito feliz que você tenha redescoberto o caminho da Fé. Você fez a experiência daquele filho que ao se afastar da casa do Pai, percebeu que tinha perdido a dignidade. Depois de um exame de consciência, ele retorna, tinha a intenção de pedir para ser tratado como empregado, pois acreditava que não seria mais ser recebido como filho. Mas, a grande surpresa: ao retornar, descobre que o Pai não deixou de amá-lo, que o recebia de volta, não como empregado, mas como filho, que estava feliz pelo seu retorno.

Esse mesmo caminho foi feito por você. Suplico-lhe agora que faça o possível para não mais se afastar da casa do Pai. Os caminhos que não são de Deus, mais cedo ou mais tarde se tornam labirintos, a pessoa fica desorientada e sem sentido para a vida. Muitas vezes, o final desses caminhos são tragédias e com consequências irreparáveis. Pena que muitas pessoas somente percebem isso quando já e tarde demais.

Desejo que você possa experimentar o valor do sacramento da Reconciliação e retorne para ele quantas vezes isso for necessário. O Senhor, através do sacerdote, nunca nega o seu perdão para aqueles que realmente se encontram arrependidos.

A doutrina da Igreja diz que os pecados mortais sejam confessados tanto em espécie quanto em número; ou seja, quais foram e quantas vezes foram cometidos.

Antes da confissão se recomenda o exame de consciência (o site da nossa Paróquia colocou a disposição um texto para o exame de consciência). Depois, é necessário procurar o sacerdote e confessar os pecados; ali naquele momento se recebe a absolvição. Em seguida, o sacerdote dá sempre uma penitencia, a qual deve ser cumprida o quanto antes, e esta tem por finalidade reparar os danos pelos pecados cometidos. A pessoa que se encontra realmente arrependida compreenderá a necessidade de buscar o confessionário; essa atitude é inclusive sinal de humildade de quem se sente necessitado de perdão.

Feira da Pechincha

Os Vicentinos estão organizando, para hoje, 06, uma Feira da Pechincha no Salão Paroquial da Matriz. Participe! O evento está programado para começar às 16h.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pastoril Mostra Beleza da Tradição Natalina

O Pastoril da Paróquia Sagrado Coração de Jesus realizou quatro apresentações no final do ano, nos dias 24, 25 e 30/12 e no dia 01/01, na pracinha em frente à Matriz. O Pastoril Infantil conta com 18 integrantes e está no primeiro ano de existência. As roupas foram conquistadas através dos eventos que realizou, como o cine católico, o festival de sorvete e o jantar dançante.


O Pastoril integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Música de Janeiro: "Eu Sou o Que Sou" (Banda Dom)

A "Música do Mês" escolhida pelos internautas foi "Eu Sou o Que Sou", da Banda Dom. Ela ganhou com 40% dos votos e estará disponível, durante todo o mês de janeiro, para você escutar aqui no site.

Adoração ao Santíssimo Sacramento


A Renovação Carismática Católica (RCC) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus convida toda a comunidade para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, para marcar o início do ano de 2012. A Adoração será na quarta-feira, 04, às 19h30, na Matriz de Cruz das Almas.