terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Padre Responde - O Batismo e o Casamento

PERGUNTA - Sou casado há mais de 3 anos só no civil, nunca frequetei à Igreja Católica, porque eu era evangélico desde criança, agora sou um católico fiel, devoto de Nossa Senhora. Não sou batizado na Igreja Católica, não fiz crisma, primeira comunhão, catescimo, nada, só que me batizei em igreja evangélica. A minha esposa sempre foi católica batizada, crismada e tudo. Agora queremos nos casar na igreja, o que devo fazer, a quem devo procurar?


Caro leitor, se você e residente aqui na área da Paróquia de Cruz das Almas, sugiro que você nos procure. Precisamos saber qual o grupo religioso que você freqüentou; pois a Igreja reconhece o Batismo de algumas denominações protestantes. Uma vez isso seja esclarecido, você deve entrar para a preparação para o sacramento da Confirmação e, uma vez completada a preparação, você receberia também os sacramentos da Confissão e da Eucaristia.

Caso o "batismo" que você recebeu não tenha sido valido, então você entrará para o catecumenato (preparação para os adultos que desejam ser batizados) e, uma vez completado o percurso, você recebera todos os sacramentos que necessita.

Temos previsto o inicio da preparação para adultos no mês de agosto próximo; contudo, recomendo que nos procure logo. Dessa forma, teremos uma previsão do número de participantes.

Quanto ao casamento, este pode ser realizado já antes do sacramento do Batismo (Há um rito para situações em que uma parte é católica e a outra ainda não); mas também pode ser deixado para depois que o batismo (se necessário) se realizar. Isso poderemos conversar pessoalmente.

Sempre estou disponível para atender os paroquianos que desejam nas quintas e sextas, após a Santa Missa da noite, na Matriz.

Sugiro também, independente desta situação, que você passe a freqüentar as catequeses para adultos que a Paróquia oferece. Se Deus permitir, reiniciaremos no dia 10 de fevereiro próximo.

Que Deus o abençoe.

Nenhum comentário: