sábado, 28 de abril de 2012

Programação da Festa de São José


Fique de olho na programaçao da festa da comunidade São José e participe! 

Dia: 28/04/2012 (Sábado) - 19h30
Tema: São José, modelo de paternidade, José velou por Jesus, protegeu-o, ensinou-lhe o ofício que exercia, contribuiu para a sua educação.
Celebrante: Pe. José Luciano Duarte
Coral: Juventude
Liderança: Zeladoras de São José

Dia: 29/04/2012 (Domingo) – 15h
Tema: São José, o bom pastor da Sagrada Família
Celebrante: Pe. Cícero Lenisvaldo
Pregador: Diácono José Maria
Coral: ECC
Liderança: Comunidade de São José


Dia: 30/04/2012 (Segunda-feira) – 19h30
Tema: São José, esposo da Virgem Maria. Ele a amou com o amor mais puro e delicado que possamos imaginar.
Celebrante: Frei Osvaldo
Coral: Mãe Rainha
Liderança: Zeladoras de São José

Dia: 01/05/2012 (Terça-feira) – 19h
Tema: São José, pai de Jesus aqui na terra e fiel guardião de Maria. São José foi fundamento e alicerce seguro em que se apoiaram Jesus e Maria.
Celebrante: Pe. Cícero Lenisvaldo
Coral: Homens do Terço
Liderança: Comunidade de São José
*Logo após a Santa Missa, haverá procissão pelas principais ruas do bairro.

Festa do Padroeiro Sao José

Tem início hoje a festa do padroeiro da comunidade São José. Confira a mensagem do Pároco, convidando a todos:

Caríssimos filhos em Cristo,

Convidamos a todas as famílias para participarem das celebrações em honra de São José, padroeiro desta comunidade.

A liturgia da Igreja sugere duas datas para festejarmos São José: doa 19 de março e dia 01 de maio. Aqui na nossa paróquia nós percebemos que em março se torna difícil fazer a festa porque coincide sempre com o período da quaresma, que é um período penitencial; por isso achamos que em maio é mais favorável porque assim podemos celebrar com mais solenidade.

Este ano, teremos a presença de sacerdotes da nossa Arquidiocese que nos ajudarão a meditar aspectos da personalidade deste grande Santo. Teremos a oportunidade de compreender detalhes da vida de São José que podemos imitar para melhor viver nossa fé.

Aguardamos sua presença e de sua família. Juntos, agradeceremos a Nosso Senhor Jesus Cristo por ter nos dado este grande exemplo de vida; juntos intercederemos a São José pedindo as graças que nossa comunidade necessita.

Venha e traga também sua família. Sua presença é indispensável.

Pe. Cícero Lenisvaldo
Administrador Paroquial   


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Feira da Esperança




 
   Convite






A Arquidiocese de Maceió convida a TODOS para participarem da

 Feira da Esperança e da Solidariedade de 2012.


5 de maio de 2012 - Igreja de São Gonçalo - Farol
6h – Santa Missa – Celebrante: Dom Antonio Muniz
7h – Café da Manhã Regional – Self service – R$ 5,00 (cinco reais)
6h às 9h – Feira da Esperança – Produtos da Fazenda da Esperança, Casa do Servo Sofredor e Acampamentos da CPT

Venha tomar um café diferente!


                                   Organização:

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Muita Animação no 2º Aniversário do Sorriso


No ultimo dia 21, sábado, foi realizado em frente da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus uma belíssima tarde recreativa com as crianças para comemorar o aniversário de dois anos de existência do Sorriso de Criança.

Houve apresentação da Banda Louvor Cristão, animação com a equipe Sorriso de Criança junto com o Palhaço Sorriso e muitas atrações para as crianças, entre elas: cama elástica, espaço com jogos lúdicos, piscina de bolinhas, gangorrinhas e escorregador. As crianças ainda receberam algodão doce e outras guloseimas.

O Sorriso de Criança é um projeto que hoje conta com uma equipe jovem de apoio de cerca de 15 pessoas. O grupo se reúne todas as quintas-feiras, às 20h no Salão Paroquial João Paulo II, na Matriz. Dentro da programação de suas reuniões há formação doutrinal, formação espiritual (ambas formações são feitas com uma linguagem infantil para a melhor compreensão das crianças), brincadeiras, lanche, entre outras atividades. O Sorriso de Criança também desenvolve atividades “extra-paroquiais” como visita a hospitais, abrigo de idosos, jogos e luau, tudo com o intuito de anunciar o evangelho da Boa-Nova.

Ao fim da festa foi cantado o “parabéns para você” e partido um grande bolo que foi distribuído com todos que estavam presentes na praça.

Confira todas as fotos do evento clicando na imagem acima!

domingo, 22 de abril de 2012

Posse da Nova Diretoria do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus




No último sábado, 21, aconteceu, na Escola Sagrado Coração de Jesus, a posse da nova diretoria do Centro Comunitário, tendo como presidente eleito Cícero Lenisvaldo. Paroquianos e pais de alunos puderam votar e eleger a nova diretoria. A posse marca a retomada da administração do Centro pela Paróquia, que dentre outros benefícios terá mais um espaço para as atividades dos grupos e movimentos.

Veja as fotos da solenidade, clicando na imagem acima! 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aniversário do Sorriso


O Sorriso de Criança completa 2 anos de existência e fará uma festa de comemoração neste sábado, 21, a partir das 14h, na praça em frente à Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Todos são chamados para comemorar junto com as crianças e jovens do projeto. Haverá brinquedos, palhaço, dança, brincadeiras e a animação da banda Louvor Cristão. Quer mais? Tem pipoca, algodão-doce e um grande bolo para cantar os parabéns! A festa é aberta ao público, especialmente às crianças. Leve seu filho! Faça parte dessa festa!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

"O Pedido de Deus é Claro: Devemos Defender a Vida"

Por Exequiel Alvarez, Geraçao PHN – Corrientes, Argentina
A decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF), que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia, continua gerando controvérsias e discordâncias. A Igreja Católica, una e santa por graça divina, não cessará de proclamar, nos quatro  pontos da Terra, que será sempre “a favor da vida”.

O blog ‘Canção Nova pelo mundo’ fez uma entrevista com o padre argentino da diocese de Corrientes, Martín Daniel González, falando sobre essa decisão do STF no Brasil. O sascerdote responde as perguntas sem nenhuma técnica, mas com grande reflexão e discernimento.

“Verdadeiramente, a notícia da lei sancionada, no Brasil, não deixa de me surpreender, pois espero nunca perder a capacidade da surpresa diante do mau. Como em outras ocasiões de aprovações de leis desse tipo, o que mais me surpreende são os argumentos empregados para proclamá-la.Berços, não ataúdes’ proclamavam os defensores dessa lei, pedindo o direito de matar, de tirar uma vida. Soa-nos uma contradição, não é? Segue-se proclamando e defendendo a capa e a espada, o direito da mulher de decidir sobre seu próprio corpo; mas nos esquecemos de que, desde a concepção, há uma pessoa, há um corpo, diferente do corpo da mãe”.

O sacerdote continua fundamentando sua opinião sobre o impacto dessa notícia: “Depois de ver alguns dados, não posso deixar de pensar que, por trás de leis como essas se esconde (não tão escondido) o multimilionário negócio do aborto ‘legal’. No mundo morrem (segundo algumas estatísticas) 0,0021 % das mulheres que recorrem ao aborto, algumas delas em países nos quais esta prática já está despenalizada há algum tempo.

Num país como o Brasil, uma em cada mil crianças padecem de anencefalia. Depois de nascerem vivas, elas permanecem assim por horas, dias ou, como Marcela de Jesus, um ano e oito meses”.

Devemos dizer que, na Argentina, já existe uma lei similar à promulgada dias anteriores no Brasil. O sacerdote, refletindo sobre essa questão, diz que essas leis apenas alertam, mais uma vez, para o horizonte do nosso povo, pois “um país que mata seus próprios filhos não tem futuro” (João Paulo II).

terça-feira, 17 de abril de 2012

Festival de Sorvete Reúne Público Variado

No último domingo, 15, o Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da nossa Paróquia realizou a 4ª edição do Festival do Sorvete. O evento foi realizado na Escola Padre Pinho, com o objetivo de arrecadar fundos para a realização do VII EJC de Cruz das Almas.

A tarde foi animada pela Banda Católica Louvor Cristão e pelo  DJ Yan. Ao custo de R$ 5,00 o público pôde se deliciar com picolés e sorvetes variados. Crianças, jovens e casais prestigiaram o "Ice Cream Festival", que deixou um gostinho de "quero mais"...  

Confira todas as fotos do evento clicando na imagem acima!

domingo, 15 de abril de 2012

Dia da Divina Misericórdia

Divina Misericórdia é uma devoção religiosa católica de origem polonesa, e cuja divulgação se deve a Santa Faustina Kowalska, que é considerada uma das grandes místicas da Igreja Católica. Em seu Diário, a religiosa relatou ter recebido instruções de Jesus, através de aparições, para que desse a conhecer ao Mundo a Sua Misericórdia. O processo de beatificação desta religiosa se iniciou por iniciativa do então Cardeal, Arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtila, e, posteriormente, foi canonizada pelo mesmo bispo, já quando ele era Papa João Paulo II. 

Jesus Cristo não apenas ensinou a Irmã Faustina Kowalska os pontos fundamentais da confiança e da misericórdia para com os outros, mas também revelou maneiras especiais para vivenciar a resposta à Sua Misericórdia. A isso chamam de devoção à Divina Misericórdia. A palavra "devoção" significa o cumprimento das nossas promessas. É uma entrega da vida ao Senhor, que é a própria Misericórdia.
Entregando as vidas à Divina Misericórdia - ao próprio Jesus Cristo - a pessoa se torna instrumento da Sua Misericórdia para com os outros, assim podendo vivenciar o mandamento Bíblico:
Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso (Lc 6,36).
Acreditam ainda, que, através da Irmã Faustina KowalskaJesus Cristo deu aos fiéis meios especiais de fazer uso da Sua Misericórdia:
§  a Imagem da Misericórdia Divina,
§  Terço da Misericórdia,
§  Festa da Divina Misericórdia,
§  a Novena da Divina Misericórdia
§  a Oração das 3 horas da tarde (em memória da hora da Sua morte).
Esses meios especiais são, segundo os devotos, um acréscimo ao Sacramento da Eucaristia e da Reconciliação que foram dados à Igreja.
Papa João Paulo II, em Maio de 2000, instituiu a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja, decretando que a partir de então o segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar Domigo da Divina Misericórdia. Segundo os católicos, por meio desta apóstola da Misericórdia, a Irmã Faustina Kowalska, Jesus prometeu: "Neste dia, estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das penas e culpas. Neste dia, estão abertas todas as comportas divinas pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de mim".

Jornal do Sagrado nº 21 - Abril / 2012


Para uma melhor visualização,
clique para abrir as imagens e as salve no seu computador.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vigília da Misericórdia

No próximo sábado, 14, o Grupo Luz do Altíssimo, da Renovação Carismática Católica da nossa Paróquia, estará realizando a Vigília da Misericórdia, em celebração ao Dia da Divina Misericórdia, que ocorre no segundo domingo de páscoa, portanto, nesse próximo, dia 15. A vigília terá início às 20h, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus e deve se estender até...

Participe!

Festival de Sorvete do EJC

Está chegando a hora! Os preparativos estão a mil para o 4º Festival de Sorvete do EJC de Cruz das Almas. Ainda dá tempo de comprar seu ingresso. Participe! Passe uma tarde saboreando diversos sorvetes por apenas R$ 5,00.
 
 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Padre Responde - A Guarda do Sábado e o Batismo por Imersão

Pergunta
Padre, nasci Católica, fui batizada e crismada na infância. Em 1998 redescobri a fé católica por meio da Oficina de Oração, quando me tornei praticante. No ano passado, buscando entender melhor a Bíblia deparei-me com um site de estudos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, comecei a estudar e culminou com meu batismo naquela congregação neste ano. Desde então tenho me sentido sufocada e com vontade de retornar à Fé Católica mas dois fatos pesam: a guarda do sábado e o batismo por imersão, que acredito serem os verdadeiros. Por que a Igreja Católica não guarda o sábado e por que não batiza por imersão? Já pesquisei em diversos sites em busca da resposta bíblica para a mudança do dia do Senhor do sábado para o domingo e não encontro a resposta.


Caríssima visitante do site de nossa Paróquia, que pena que você tenha entrado por este caminho... É um engano pensar que todo material que existe por aí com explicações bíblicas preste. O caminho que você fez é o exemplo. Uma construção pode ser bonita, mas se tem um problema no alicerce, ela se torna uma ameaça para as pessoas que estão dentro dela. Foi o que aconteceu com o protestantismo, pelo fato de se afastar da verdadeira fé, acaba caindo em muitos erros e levando muitas pessoas a eles. Há erros teológicos na base, no alicerce do protestantismo e por isso vemos tantos problemas. Não vou agora explicar tudo, mas me deterei somente nas duas questões que você apresenta.

Antes, é bom recordar que todo bom protestante desemboca, mais cedo ou mais tarde, no catolicismo;  ou seja, aquele que é fiel á sua consciência e procura sinceramente a verdade. É o que vemos em diversos casos, tanto no passado, como nos dias atuais; pensemos por exemplo, em Newman, em Scott Hahn, no Diác. Francisco e tantos outros...

Para responder à primeira pergunta “Por que a Igreja não guarda o sábado?”, recorde que devemos interpretar tudo à luz de Cristo ressuscitado; Ele é o critério de interpretação. Daí, vemos que Ele ressuscitou no primeiro dia da semana (o Domingo), que suas aparições à comunidade dos discípulos se dá no primeiro dia da semana (o Domingo) e que os primeiros cristãos, por este motivo, passaram a guardar o Domingo como dia sagrado e não o sábado. O Domingo, primeiro dia e ao mesmo tempo o oitavo, assumiu para os cristãos o significado que tinha o sábado para os judeus; se tornou o dia da Nova Criação em Cristo e da libertação da humanidade do poder do pecado. Não se trata de mudar a Sagrada Escritura, nem muito menos a Lei de Deus, pois se assim fosse, deveríamos também mudar várias outras coisas para ficar somente com a interpretação do Antigo Testamento. Mas nós interpretamos o Antigo Testamento à luz do Novo Testamento, ou seja, à luz de Cristo Ressuscitado. Você acha que precisa de mais explicações? Contudo, coloco para você este link: http://www.portaldosagrado.com/2012/03/padre-responde-os-dez-mandamentos-hoje.html com um texto que preparei para responder a uma pessoa que tinha me entregue um papel com esta mesma interrogação, sugiro que não deixe de ler. Recomendo também um livrinho escrito pelo Papa João Paulo II, intitulado “DIES DOMINI” (tradução: O Dia do Senhor), você encontra nas livrarias católicas ou nesse endereço internet: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_05071998_dies-domini_po.html

Nesse texto, o Papa explica com detalhes o significado do domingo para nós. Boa leitura!

A segunda pergunta: Por que a Igreja Católica não batiza por imersão?

É errado dizer que a Igreja Católica não batiza por imersão; aqueles que afirmam isso são maliciosos e não conhecem, de fato, a Igreja Católica. O Código de Direito Canônico diz que o batismo pode ser por imersão ou por infusão. Portanto, não há proibição para batizar por imersão. Acontece que na prática da Igreja, prevaleceu o batismo por infusão, acredito que pela praticidade; consideremos também que nem em todos os lugares há rios à disposição.

A Igreja batiza por imersão porque esta foi uma prática adotada pelos próprios apóstolos e pelas primeiras comunidades cristãs. Considere que no dia de Pentecostes em Jerusalém (cf.: At 2,41), 3 mil pessoas se convertem e são batizadas. Sabemos que naquela cidade não há rios, sabemos também que reservatórios de água seriam insuficientes, então, como será que estas pessoas foram batizadas?

A Sagrada Escritura menciona ainda três momentos: At 16, 32-33; At 16, 14-15; 1Cor 1, 16. Nesses momentos que descrevem o batismo realizado pelos apóstolos notamos que este se deu não por imersão, mas por infusão; concluímos isso pelo fato de que o batismo aconteceu em casas ou em prisões, cárceres. Nesses lugares não havia rios, nem riachos para que o batismo fosse por imersão.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Papo Sagrado no Domingo de Páscoa


O domingo passado, Domingo da Páscoa do Senhor, foi ainda mais especial para os neófitos (termo que significa pagão recentemente convertido, principiante, novato ou “novo convertido”) Ana Flávia dos Santos Freitas, 28 anos, e Cliff Luiz Alves da Silva, 34 anos. Batizados no sábado da Vigília Pascal, foi no domingo pela manhã que receberam o sacramento do Matrimônio, numa única cerimônia para os dois casais, e à noite participaram do banquete do Senhor, recebendo pela primeira vez a Sagrada Comunhão.

Com o batismo, eles tornaram-se membros do corpo místico de Cristo. Foi um período de um ano de preparação na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Ana Flávia participa da comunidade São Francisco e partilhou com a equipe da PASCOM que já tivera buscado em outras paróquias receber os Sacramentos, mais foi em nossa Paróquia, frequentando as formações com o Diácono José Maria, que obteve todo o incentivo e conhecimento para  receber o Batismo, o matrimônio e a Primeira Comunhão. “A sensação é de se sentir aliviada, pois tenho a certeza de que agora vou viver uma vida nova”, conta Flávia.

Já Cliff Luiz participa da comunidade de Santo Onofre, e diz que buscou os Sacramentos para se tornar filho de Deus. “É uma sensação maravilhosa e inexplicável", fala Cliff.

Veja fotos da Missa do Domingo de Páscoa, clicando na imagem acima.

Jantar Napolitano em Prol do Centro Barra Nova


O Centro Barra Nova está promovendo, no próximo dia 12, um Jantar Napolitano, para auxiliar as despesas do local, que atende meninos de rua, dando-os educação e capacitação profissional em diversas oficinas. O Centro é auxiliado pelas irmãs da congregação Pobres Filhas da Visitação, e passa por uma situação delicada, necessitando de ajuda. 

Colabore! Compre seu ingresso antecipadamente. Assim você estará contribuindo com a causa e ainda participa de um delicioso jantar.

Reunião para Festa do Padroeiro

Atenção coordenadores de grupos, movimentos e pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus: a reunião para a organização da Festa do nosso Padroeiro acontecerá na próxima quarta-feira, dia 11, às 19h30, na Matriz. É muito importante a presença de todos os representantes, pois haverá definição de funções dos diversos grupos na Festa do Padroeiro.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cristãos são Convocados para Vigília Contra Legalização do Aborto de Anencéfalos

Como amplamente divulgado pelos sites, na próxima quarta-feira, dia 11/04, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza o julgamento sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou na última Sexta-feira Santa, 06/04, uma carta a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida às vésperas do julgamento.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a vigília será realizada amanhã, dia 10, à noite, na Matriz, junto com os homens que rezam o terço. A vigília será diante do Santíssimo Sacramento, após a celebração da Palavra realizada pelo Diácono. Todos são chamados a participar suplicando a Deus que o projeto que tenta legalizar o aborto de anencéfalos não seja aprovado.  


Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (...) Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis”. 


O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede, que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.


A Nota é assinada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, Presidente da CNBB, por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luiz, Vice Presidente da CNBB; e por Dom Leonardo Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília, Secretário Geral da CNBB. (SP)  

Informações: http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=578545 

Confira no site da Arquidiocese de Maceió a carta na íntegra!  

Fotos Seu Jejum Alimenta - Parte 2

Confira mais um álbum com fotos do Projeto Seu Jejum Alimenta, realizado na sexta-feira da Paixão, dia 06 de abril:



Reveja as primeiras fotos e saiba como foi o Projeto em: http://www.portaldosagrado.com/2012/04/projeto-arrecada-mais-de-500-quentinhas.html

domingo, 8 de abril de 2012

O significado da Vigília Pascal


A Igreja, rica em sua tradição, diz que esta noite é em honra do Senhor. Os fiéis trazendo na mão – segundo a exortação do Evangelho de Lucas (12,35ss) – a vela acesa, assemelham-se aos que esperam o retorno do Senhor, para, quando ele chegar, encontrá-los ainda vigilantes e os faça sentar-se à sua mesa.

A liturgia desta Vigília Pascal deve falar por si mesma. Com sensibilidade artística, deve-se representar o Mistério da nova luz que surge das trevas: Cristo que venceu a morte e o pecado. Os fiéis se unem a este Mistério, acendendo uma vela no Círio Pascal, quando de sua entrada triunfal na Igreja: é a participação da vida ressuscitada do Senhor.

Fonte: www.redevida.com.br