terça-feira, 20 de março de 2012

Padre Responde - Os Dez Mandamentos Hoje em Dia


Pergunta: “A Lei dos 10 mandamentos existe? Muitos dizem que já passou e foi no velho testamento, que mais de 70 ou 80 por cento da humanidade, principalmente os evangélicos, não matam, não roubam, não fazem imagem de escultura.... Neste caso, muitos guardam nove mandamentos e só esquecem de um, sabe qual?

O quarto, exatamente o que Deus pediu para não esquecer, deixando escrito: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mais o sétimo dia é sábado do Senhor, teu Deus”. 

Só porque esquecem de um dizem que a Lei dos 10 mandamentos passou e nem percebem que estão guardando nove, mas Deus, com seu amor, continua a lembrar em Tiago 2, 10; Lucas 16, 17; Mateus 5, 18. Então, com que autoridade eu ou você pode tirar um mandamentos por completo se nem um “til” pode ser tirado da Lei?  

Em Daniel 7, 25 e Romanos 1, 25 diz que os homens mudaram a Lei, cuidado porque Malaquias 3, 16 diz que o Senhor não muda, sem contar no que está escrito em Lucas 4, 16; Provérbios 28, 9; Ezequiel 20, 12; Isaías 58, 13; Hebreus 4, 4; Ezequiel 20, 20; João 5, 45; Romanos 7, 7; João 8, 44; Primeira Carta de João 2, 3 e 4; Apocalipse 14, 12, entre outros...

Quer você fazer parte daqueles que está escrito em Mateus 7, 22? Porque eu não quero!   

Resposta: Parabenizo-lhe pelo zelo com o qual você tem procurado viver a religião. São Paulo era também cheio de zelo por Deus antes de conhecer Cristo. Porém, é possível ser cheio de zelo por Deus, mas de modo errado. O próprio Paulo diz isso na Carta aos Romanos: “Eles têm muito zelo, mas não é um zelo segundo Deus”, é um zelo por Deus, mas concebido segundo os homens (Rm 10,2).

Você deve saber que para os cristãos tudo deve ser interpretado à luz da Ressurreição de Cristo (1Cor 15, 14). Por isso, quando fala sobre a lei sabática, recomendo observar este detalhe: Jo 20,1; Lc 24,1; Mt 28, 1; Mc 16,1 no primeiro dia da semana (Domingo) o Senhor ressuscitou. Jo 20, 19 – na tarde do primeiro dia da semana (Domingo) o Senhor aparece aos discípulos. Jo 20, 26 – oito dias depois (Domingo) o Senhor aparece a Tomé.

O fato de que o Senhor tenha ressuscitado no primeiro dia da semana (Domingo) e que tenha se manifestado aos seus também naquele dia não significa teologicamente algo? Por qual motivo Ele não ressuscitou no sétimo dia (o sábado)? Por qual motivo Ele não se manifesta aos discípulos no sétimo dia (o sábado)? Esse detalhe não nos diz algo?


Observe também que a Ascensão se dá na tarde do dia da Ressurreição do Senhor (cf.: Lc 24). Observe ainda que o Pentecostes se dá 50 dias depois da Ressurreição; repare bem este detalhe: multiplique 7 x 7=49. Não significa nada que o Pentecostes aconteça exatamente no dia seguinte ao dia 49 depois da Ressurreição.

Observe também: 1Cor 16,2 – “no primeiro dia da semana (Domingo) cada um de vós...”. At 20,7 – “no primeiro dia da semana (Domingo), estando nós reunidos para a fração do pão”. 1Cor 11,26 – “Todas as vezes que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha”. Ap 1,10 – “no dia do Senhor (Domingo)”.

Não significa nada o fato de que a primeira comunidade tenha passado a se reunir exatamente nesse dia, o Domingo?

Esse dia não é colocado pelos cristãos para negar o valor do sábado, mas para acentuar a vitória do Senhor, o grande dia da Ressurreição, que anuncia a sua volta (cf.: 1Cor 11,26); dia que passou a ser considerado o dia da nova criação (cf.:Ex 20, 8-11; 2Cor 5,17) e da verdadeira libertação (cf.: Dt 5, 12-15). Portanto, a Ressurreição é vista pela primeira comunidade como algo maior; o Domingo torna-se o dia por excelência para encontrar o Senhor ressuscitado.

Recomendo que você procure na sua bíblia as passagens do AT que falam sobre o Dia do Senhor. Vou sugerir somente algumas passagens: Am 5,18; Sof 1,14; Ez 30,3; Is 7,23; Mal 3,20; Miq 1,2; há ainda muitos outros textos que pode procurar. O NT também fala deste dia: 1Pd 2,12; Rm 2,5; Mt 7,22; 1Cor 1,8; 1Tes 2,19 e 4, 13-17... Sugiro que coloque estes textos em referência com o primeiro dia da semana, o dia da Ressurreição, acho que consegue. Isso não diz nada para você?

Para não me alongar muito, se mantivermos a lógica de sua tese, deveremos negar também a Santíssima Trindade; pois a compreensão deste ponto da fé cristã é própria do Novo Testamento. A compreensão deste ponto da fé cristã se dá à luz da Ressurreição do Senhor. O texto do mandamento, na compreensão vetero-testamentária que você usa para interpretar o significado do sábado, indica somente um monoteísmo rígido, sem a compreensão da Santíssima Trindade.

Sugiro a você a prudência. Porque pode ser você quem esteja se inserindo no grupo de Mt 7,22, e também inserindo muitos outros.

II Pd 2, 1-3: “Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.  Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme”.

Faço-lhe estas observações somente pelo fato de que tenha me enviado  algumas reflexões suas.

Suplico ao Senhor que lhe conceda a cura, a saúde; tanto a saúde do corpo, mas também aquela da mente, do intelecto, que lhe cure da cegueira, como fez no Evangelho.
“Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!” (São Marcos 10,51)

Espero o Dia do Senhor, quando esta divisão que nos envergonha, causa do nosso pecado, será eliminada, e haverá um só rebanho e um só Pastor, para que o mundo creia (Cf.: Jo 17,21).

Nenhum comentário: