terça-feira, 30 de agosto de 2011

História do EJC em Maceió

O Encontro de Jovens com Cristo em Maceió- AL tem suas origens ligadas ao ECC – Encontro de Casais com Cristo. Os casais da Paróquia Divino Espírito Santo, Jatiúca, manifestaram o desejo de proporcionar aos jovens da sua comunidade, experiência análoga à que vivenciaram no ECC. Esse desejo dos casais obteve total aprovação do Padre Júnior, Pároco da Jatiúca na época, que tomou a iniciativa de solicitar a implantação deste movimento, através do amadrinhamento do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de João Pessoa – PB.

O EJC é um movimento da Igreja para evangelização dos jovens, despertando-os para o serviço eclesial e para o engajamento pastoral. Não é, assim, um fim, mas um meio que liga o jovem à sua Paróquia, apresentando-lhe as diversas formas e maneiras de servir a Cristo.

Assim foi que, em agosto de 1995, dez jovens da Paróquia Divino Espírito Santo foram enviados a João Pessoa, para participar do IX EJC do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, sob a orientação espiritual do Padre IlárioGovoni. Em 1996, durante o mês de maio, mais dez jovens da Jatiúca foram enviados a João Pessoa para participarem do X EJC da Paróquia Madrinha.


O I EJC da Paróquia Divino Espírito Santo – Jatiúca realizou-se no mês de agosto de 1996, com a participação de quarenta e cinco jovens, no Colégio Bom Conselho, no bairro de Bebedouro.Foi uma experiência maravilhosa, a qual deu início a uma jornada de muita doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração, que são os cinco pontos básicos que caracterizam a espiritualidade do EJC.

A partir deste momento, o movimento não parou mais de crescer. Logo começaram as implantações em Maceió.



As primeiras foram realizadas pela Paróquia Divino Espírito Santo. No ano de 2001, em Bebedouro, na Paróquia Santo Antônio de Pádua. Em 2003, veio a implantação da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. Dando continuidade, em 2006, no bairro de Cruz das Almas, Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Hoje, passamos por um momento muito importante, pois o EJC está se expandindo para fora da capital, com a implantação no município de Matriz de Camaragibe.

Depois de anos de trabalho, no ano de 2008, foi a vez da Paróquia de Santo Antônio de Pádua implantar na Paróquia São Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos. Em 2009, a Paróquia Senhor do Bonfim começou o processo no Conjunto Eustáquio Gomes, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. E, em 2010, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus iniciou a implantação na Igreja Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no Jacintinho.

O objetivo do movimento é ser uma ponte que leva a algo bem maior: a propagação do Reino de Deus em todas as Paróquias. Nenhum jovem deve ficar preso ao EJC, pelo contrário, deve engajar-se aos diversos serviços da Igreja.

Com a graça de DEUS, a proteção de Nossa Senhora e a iluminação do Espírito Santo, estamos caminhando juntos na evangelização em busca de um mundo mais santo.

Fonte:  Luziana Fragoso e Cláudio Santos

Nenhum comentário: