quinta-feira, 22 de março de 2012

Pergunte ao Padre - Deus é passivo à violência?


Pergunta - Deus é passivo de tanta violência em que se encontra a nossa cidade hoje, e que já é cada vez mais presente em todo o mundo? De onde vem Deus?
Caríssimo, sobre a sua segunda pergunta, a fé cristã afirma que Deus é eterno. O conceito de eternidade indica que O Ser não tem princípio e não terá fim. As coisas que conhecemos são finitas, temporais, tiveram um início e terão um final. É exatamente a partir destas coisas que constatamos que existem que concluímos a existência de Deus. Repare que tudo que existe teve um momento em que passou a existir; para que aquele momento acontecesse, foi necessário que existisse um outro (que chamamos de CAUSA) que desse origem ao que agora existe. Tudo que existe tem uma causa, ou em outras palavras, todo efeito possui uma causa.

Observemos esta imagem para entendermos melhor: você, certamente, em sua casa, algumas vezes, ao meio-dia se alimenta de feijão. Pois bem, antes que existisse aquela semente de feijão, foi necessário que existisse o pé de feijão; o qual por sua vez é resultado de uma semente que veio de uma outra planta de feijão... Fazendo esse percurso, iremos chegar a uma semente de feijão que deu origem a todas as outras atuais. A pergunta que surge espontaneamente: quem colocou aquela semente inicial lá? Nós respondemos: Deus. Ele é o Criador de tudo; aquele que fez todos os seres existirem.

Não existe o acaso. Se você jogar as peças de um relógio para o alto, elas não irão cair formando um relógio montado; é necessário que exista o relojoeiro. Portanto, ao refletir sobre a existência do universo, faz-se necessário admitir a existência de um Princípio criador; pois verificamos que as coisas não são causa de si mesmas, nem são eternas. Deus, portanto é o Princípio de tudo; tudo que existe foi criado por Deus. Porém, não podemos pensar que Deus tenha sido criado; isso implicaria dizer que esse que pensávamos que era Deus, na verdade não o é pelo fato de ter sido criado. Deus seria aquele que o criou.

Algumas pessoas consideram este princípio ordenador do universo como sendo um ser superior, uma força cósmica, uma energia.... Porém, ele seria um ser desconhecido. Criou o universo e foi embora, não se interessa por nós. Essa compreensão de Deus nós chamais de "DEÍSMO". Nós, cristãos, somos "TEÍSTAS"; esse conceito significa que acreditamos que Deus não é uma energia, uma força cósmica, mas que é um ser PESSOAL. Acreditamos também que Ele, depois de dar origem ao universo, não nos abandonou, mas que se preocupa conosco. Que continua conservando a criação na existência (se Ele deixasse de conservar a criação na existência, ela voltaria ao nada); é por isso que dizemos que Deus é providente. Ainda mais, acreditamos que Ele mesmo veio até nós e se fez conhecer (a esse acontecimento nós chamamos de REVELAÇÃO). Deus não é o desconhecido, mas se fez conhecer em Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo aquilo que nós católicos dizemos de Deus não é invenção nossa, mas é consequência do que o próprio Deus nos transmitiu quando na sua Revelação em Jesus Cristo. Ela se deu há dois mil anos aproximadamente, na Palestina; e acreditamos que é a única Revelação de Deus e não há outra.

É verdade que a mente, o nosso intelecto, chega a um ponto que parece não conseguir ir mais além na compreensão do mistério de Deus. Aqui, os santos dizem que devemos silenciar, dobrar os joelhos e adorar este tão grande mistério. Se compreendêssemos totalmente, sem ter nada mais a esclarecer, então ali não seria Deus; pois Ele permanecerá sempre muito acima de nossa capacidade de total compreensão.

Outra questão que você apresenta é sobre a existência da violência na nossa cidade e no mundo.

O mal é sempre uma questão que faz com que as pessoas duvidem da existência de Deus e abandonem o caminho da fé. Devemos admitir que o mal, a violência não vêm de Deus; Ele não é conivente com a existência da violência. A Sagrada Escritura, no Antigo Testamento, se interroga muitas vezes sobre o fato de Deus permitir que os maus prosperem, que os violentos e ímpios tenham uma vida de "vantagens"... e que, ao mesmo tempo, os mansos, os justos, sofram tanto. Repare que na noção de Deus, nós, cristãos, acreditamos que Ele é Onipotente. Então, por que Ele, em seu Filho, Jesus Cristo, não desceu da Cruz e não puniu os maus, eliminando a violência?

Veja bem, não podemos responsabilizar Deus por algo que é de competência nossa. Ele não quer o mal, dEle não vem o mal, pois Ele é bom. O mal, a violência, vem do coração do homem, que se afasta dos caminhos de Deus.


Se Deus usasse da violência para eliminar os violentos, Ele estaria consagrando a violência como solução para estas questões. Seria estranho Deus eliminar a violência usando a violência.

Diferente dos animais que são determinados, Deus nos criou livres. Nós podemos aceitar ou rejeitar a sua proposta de vida. O Reino de Deus não acontecesse de fora para dentro, como algo imposto. O Reino de Deus começa no nosso interior. Quando o indivíduo reconhece Jesus Cristo como seu Senhor e Deus, ele entra nessa nova vida, nesse novo dinamismo de vida. O fato de o cristão rejeitar a violência como solução para os desentendimentos não é pelo simples fato de ele ser adepto de uma ideologia de grupos pacifistas; mas porque ele reconhece que Deus é o Senhor, Pai de todos, que todos somos seus filhos, portanto irmãos, e que o caminho de solução não é jamais a violência. A situação de violência fere o coração de Deus. Indica também que há muito que fazer.

Para não me alongar muito, resta perguntar: O Reino de Cristo já existe em você? Se a resposta for SIM, então seja construtor da paz. "BEM-AVENTURADOS OS QUE PROMOVEM A PAZ, POIS SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS".

Nenhum comentário: