quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Quando uma porta é mais que uma porta: descubra a Porta Santa.

Tudo o que você sempre quis saber sobre a Porta Santa: o que é, para que serve, os benefícios de atravessá-la, além de muitas curiosidades sobre o tema.

O que é uma Porta Santa?
Uma Porta Santa é uma porta especial em uma catedral ou em uma basílica, que é aberta apenas nos anos jubilares.

Quando se abre uma Porta Santa?
Em geral, isso deveria acontecer a cada 25 anos (intervalo entre os anos santos ordinários). Mas pode ser aberta durante anos “extraordinários”, como fez João Paulo II em 1983. O Papa Francisco decidiu inaugurar o Ano Santo da Misericórdia, abrindo a Porta em 8 de dezembro de 2015; ela ficará aberta até 20 de novembro de 2016. O dia 8 de dezembro foi escolhido por ser a solenidade da Imaculada Conceição e marcar os 50 anos da clausura do Concílio Vaticano II.

Onde estão essas portas?
Fora a Porta Santa da Basílica de São Pedro, cada uma das demais basílicas maiores romanas tem uma Porta Santa, que será aberta nas próximas semanas. Mas o Papa Francisco oferece algo novo: cada bispo tem permissão de designar uma porta da sua diocese como Porta Santa. Portanto, todos os católicos têm acesso a uma Porta Santa em sua diocese ou nos principais santuários do seu país.

Como se fecha uma Porta Santa?
Toda a entrada é coberta por uma parede de tijolos e de cima se infiltra uma fina camada de argamassa. Uma grande cruz é inserida na argamassa. Uma caixinha metálica é fechada e embutida no muro de tijolos.

O que há dentro desta caixinha?
Dentro da caixa há vários objetos associados ao Ano Santo, como a bula formal que proclama o Ano Jubilar. Na preparação para este jubileu, por exemplo, o muro da porta de São Pedro foi derrubado e a caixinha do ano 2000 foi retirada. Entre outras coisas, ela continha 41 medalhas do pontificado de São João Paulo II e também a chave para abrir a Porta, que foi dada ao Papa Francisco.

E como o Papa abre a Porta Santa?
Até pouco tempo atrás, o Papa batia na parede de tijolos três vezes com um martelo, e depois o muro era destruído e a porta, aberta. Mas depois que alguns tijolos atingiram o Papa Paulo VI, decidiu-se, com João Paulo II, retirar o muro antes e deixar que o Papa simplesmente abrisse a porta.

Como é a Porta Santa do Vaticano?
A Porta é uma obra de bronze maciço, projetada em 1949 por Ludovico Consorti e construída pela fundição artística de Ferdinando Marinelli. Foi aberta pela primeira vez no jubileu de 1950. Na porta há 16 painéis que ilustram a história da salvação, da queda do homem à ressurreição do corpo. A de São Pedro é uma das cinco portas monumentais projetadas por Consorti, que le fizeram ganhar o apelido de “Vico dell’uscio”.

O que acontece se eu passar por uma Porta Santa?
Você recebe uma indulgência plenária! Isso significa a remissão da pena temporal pelos pecados perdoados em confissão – sempre e quando o ato for acompanhado pela comunhão e pela confissão, e a pessoa fizer um ato de fé, rezar pelas intenções do Papa e realizar um ato de misericórdia.

Mas qual é a importância de tudo isso?
O Papa Francisco disse que “haverá nesta ocasião uma Porta da Misericórdia, e quem passar por ela poderá experimentar o amor de Deus que consola, que perdoa e dá esperança”.
A Porta Santa é simbólica: ela representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Jesus se descreve como “a Porta”. Precisamos entrar por ele para chegar ao Pai. A porta é a via da salvação.
Há também um simbolismo mariano, pois a Virgem Maria é a porta através da qual a salvação entrou no mundo. Abrir as portas na solenidade da Imaculada Conceição tem, portanto, um duplo significado.

Matéria retirada do site: Aleteia

Nenhum comentário: