quarta-feira, 18 de junho de 2014

Significado da Festa de Corpus Christi

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. 
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 – 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Publicado em noticias.cancaonova.com

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tríduo de Corpus Christi



PROGRAMAÇÃO

DIA 16 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA
19h - Santa missa – abertura do tríduo eucarístico
21h - Exposição do santíssimo – apostolado
00h - ministros extraordinários da sagrada eucaristia

DIA 17 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA
06h - Mãe rainha
08h - Terço dos homens
10h - Pastoral da pessoa idosa
12h - Vicentinos
14h – Legião de Maria
16h – Pastoral Social
18h – Pastoral familiar e ECC
19h – Santa missa
21h – RCC
00h – Ministros extraordinários da Sagrada eucaristia

DIA 18 DE JUNHO – QUARTA- FEIRA
06h – Pastoral da pessoa idosa
08h – Mãe rainha
10h – Pastoral do dízimo
12h – Apostolado da oração
14h – Vicentinos
16h – RCC
18h – Pastoral familiar e ECC
19h – Santa missa
21h – Cinquenta jovens para Jesus
00h – Ministros extraordinários da sagrada eucaristia

DIA 19 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA
06h – Todos os corais da paróquia
09h – Santa missa
Procissão de Corpus Christi
Bênção do Santíssimo

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Festa do Sagrado Coração de Jesus - 4º dia: 1º de junho



Nesta noite em que celebramos na liturgia a ascensão do Senhor, tivemos como motivação dentro da festa do Sagrado Coração de Jesus a renovação das promessas matrimoniais realizada com os casais que estiveram presentes. Em um clima de fé Padre Magalhães orou pelas casais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus levando-os a um momento de intimidade na presença do Senhor.
Após a Santa missa Padre Magalhães e a banda Missionários da Paz animaram a festa externa, ninguém ficou parado.

Festa do Sagrado Coração de Jesus - 3º dia: 31 de Maio

Clique na imagem acima para visualizar as fotos

O terceiro dia de festa foi marcado pela Coração de Nossa Senhora presidida por nosso pároco, Pe. Magalhães e o ato de coroação feita pelas crianças do coral Pequeno Anjos. A animação musical ficou por conta do Coral da Mãe Rainha. No final da celebração houve a entrega dos certificados das madrinhas da noite.

Festa do Sagrado Coração de Jesus - 2º dia: 30 de Maio




Clique na imagem acima para visualizar as fotos

O Segundo dia da Festa Sagrado Coração de Jesus contou com a presença do Pe. Manoel Alves da Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Chã da Jaqueira) que refletiu sobre a oração perseverante à exemplo da Virgem Maria e de como devemos imitar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus, como o amor, o perdão, trabalhar a acolhida e o cuidado aos irmãos.
A animação musical ficou por conta do Coral Mãe e Rainha e na festa externa foi feito um acústico com Leandro e Daniel.
Entrevista com Pe. Manoel Alves: https://www.youtube.com/watch?v=5JXHF3QzEHg&feature=youtu.be

Festa do Sagrado Coração de Jesus - 1º dia: 29 de Maio

No dia 29 de maio a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Cruz das Almas inicio as festividades de seu Excelso Padroeiro. 
Neste ano a festa iniciou com uma novidade que foi a procissão da bandeira do Sagrado Coração de Jesus que saiu da residência da família de Williams Manoel dos Santos, eleito padrinho da festa deste ano. Chegando ao pátio da Igreja houve o hasteamento da bandeira tendo prosseguimento com a novena dentro da Igreja.
A festa do Sagrado Coração de Jesus neste ano tem como tema central: "Coração santo, serás sempre nosso encanto" . A primeira noite foi presidida pelo Pe. Marcio Roberto dos Santos da paróquia Nossa Senhora Rosa Mistica (Mangabeiras); a animação musical ficou por conta do coral infantil Pequenos Anjos e como noiteiros todas as Pastorais. Na festa externa tivemos a participação do Ministério Maria Nossa Mãe que contagiou o povo de Deus com sua alegria e momentos de oração.
O Sagrado Coração de Jesus é a nossa alegria e salvação, dele jorra uma fonte salvadora sobre os nossos corações. Que possamos vivenciar este grande Kayrós (Tempo de Graça) com nossos olhos fixos Naquele que nos convida a adentramos em seu Coração Sagrado, criando um vinculo de intimidade espiritual que nos faz repetir como o Apostolo São Paulo: "...já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." (Gl 2,20)
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!