domingo, 17 de fevereiro de 2013

Padre Responde - A Crisma é um Sacramento Encontrado nas Sagradas Escrituras?


Pergunta: Padre, onde é na bíblia que fala em crisma? Não iluda quem não conhece a verdade, instrua-os que leiam as escrituras, principalmente Isaías. E Apocalipse 22:19 diz: E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Caríssimo leitor que não se identificou, a resposta a sua pergunta é simples. Veja se na sua Bíblia há esta passagem:

At 8, 4-20.

4. Os que se haviam dispersado iam por toda parte, anunciando a palavra (de Deus).
5. Assim Filipe desceu à cidade de Samaria, pregando-lhes Cristo.
6. A multidão estava atenta ao que Filipe lhe dizia, escutando-o unanimemente e presenciando os prodígios que fazia.
7. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam, levantando grandes brados. Igualmente foram curados muitos paralíticos e coxos.
8. Por esse motivo, naquela cidade reinava grande alegria.
9. Ora, havia ali um homem, por nome Simão, que exercia magia na cidade, maravilhando o povo de Samaria, e fazia-se passar por um grande personagem.
10. Todos lhe davam ouvidos, do menor até o maior, comentando: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande.
11. Eles o atendiam, porque por muito tempo os havia deslumbrado com as suas artes mágicas.
12. Mas, depois que acreditaram em Filipe, que lhes anunciava o Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, homens e mulheres pediam o batismo.
13. Simão também acreditou e foi batizado. Ele não abandonava Filipe, admirando, estupefato, os grandes milagres e prodígios que eram feitos.
14. Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João.
15. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo,
16. visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus.
17. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.
18. Quando Simão viu que se dava o Espírito Santo por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo:
19. Dai-me também este poder, para que todo aquele a quem impuser as mãos receba o Espírito Santo.
20. Pedro respondeu: Maldito seja o teu dinheiro e tu também, se julgas poder comprar o dom de Deus com dinheiro!

A Crisma ou confirmação é um dos sacramentos de iniciação cristã. Neste sacramento, os batizados avançam no caminho da iniciação cristã, ficam enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados mais perfeitamente à Igreja. Este sacramento os fortalece e obriga com maior força a que, por palavras e obras, sejam testemunhas de Cristo, propaguem a fé e a defendam.


A Igreja é o proto-sacramento (sacramento inicial, de origem). Ao instituir a Igreja, Cristo havia instituído radical e implicitamente os sete sacramentos; estes seriam desmembramento do sacramento radical ou original.

Mc 1,10 – Depois que o Espírito Santo desceu sobre Cristo, Ele começa sua missão.

Lc 4, 17-21 – ao iniciar a missão, diz:  “o Espírito Santo está sobre mim”.

LC 12, 12 – prometeu o Espírito Santo que viria para ajudar a testemunhar corajosamente a fé.

Jo 15,26 – prometeu o Espírito da verdade.

At 1,8; Lc 24,49 – depois da ressurreição, promete a vinda do Espírito Santo.

A Confirmação, portanto, perpetua na Igreja a graça de Pentecostes.  Significa uma maior comunhão com o mistério de Cristo e da Igreja; portanto, tende, naturalmente, ao sacramento no qual se dá a máxima expressão e realização deste duplo mistério. A confirmação reforça a configuração do cristão a Cristo Sumo Sacerdote; portanto, devemos dizer que ela habilita plenamente para participar ativa e frutuosamente com o Sumo Sacerdote na oferta do sacrifício da nova Aliança.

Se viver no Espírito é o ideal de todo batizado (Gl 5, 15.25), viver e agir segundo o Espírito deve ser para o confirmado um novo motivo. Deixar-se guiar e animar pelo Espírito, colaborar com Ele, respondendo a seus impulsos.

Para concluir, quanto à citação do Livro do Apocalipse, sugiro que não use jamais a Palavra de Deus como arma para atirar ódio nos outros. Não fica bem, viu!  (A sabedoria popular diz que “o feitiço pode virar contra o feiticeiro” – se você não entendeu, eu quero dizer que a Palavra citada pode estar se referindo a você. Pense bem nisso!). A Palavra de Deus é sempre Palavra de salvação, de esperança; sobretudo quando é bem compreendida.

Jesus não deu a nós a autoridade para condenar os outros. Eu desejo que você também encontre a salvação;  mas para isso, sugiro que peça a Nosso Senhor que lhe conceda mais luz e lhe ajude a ver com mais clareza.

Pe. Cícero Lenisvaldo Miranda

Nenhum comentário: