sábado, 8 de setembro de 2012

8 de Setembro: Natividade de Nossa Senhora

Por Williams Manoel dos Santos

Deus dá um passo à frente na atuação no seu eterno desígnio de amor, por isso a festa de hoje é celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres.
 
Como quase todas as solenidades principais de Maria, também a Natividade é de origem oriental. Na Igreja latina foi introduzida pelo papa oriental São Sérgio I, pelos fins do século VII. Originalmente, devia ser a festa da dedicação da atual basílica de Santa Ana, em Jerusalém. A Tradição indicava esse lugar como a sede da humilde morada de Joaquim e Ana, descendentes de Davi, pais de Nossa Senhora.
 
Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitência e orações alcançaram esta graça de Deus.
 
De fato, Maria nasceu, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Filho de Deus. E por isso comemoramos o dia da sua vinda a este mundo, e não somente o nascimento para o céu, como é feito com outros Santos.
Sem dúvida para nós, como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da justiça e Redentor da humanidade.
 
A Festa da Natividade De Nossa Senhora, nos leva a crer num projeto da Encarnação, que por sua vez faz reconhecer a necessidade da colaboração do homem na concretização do plano salvífico no mundo.
 
A devoção a Virgem Maria leva sempre a Jesus.
 
Roguemos a ela, pedindo que seja sempre nossa intercessora.

Nenhum comentário: