segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Terceira Lição - A Igreja do Deus Vivo

Sua distinção entre Católica e Protestante e como ler a Bíblia.
Estamos na terceira lição do livro A Igreja do Deus Vivo (Frei Francisco Battistini), que vem nos apresentar como devemos fazer a leitura da Sagrada Escritura, sendo a leitura diária a melhor forma de fazê-la.

Como saber se uma Bíblia é Católica ou Protestante
Como foi citado na primeira lição, a Bíblia Católica contém todos os livros inspirados por Deus, sendo 73 ao todo (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo). Já a Protestante, contém 66 livros (39 do AT e 27 do NT). Os sete livros que faltam são: Tobia, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1º Macabeus. Também faltam os capítulos do 10 ao 16 do Livro de Ester e os capítulos 3, 13 e 14 do Livro de Daniel.
A Bíblia Católica traz como nota de rodapé explicações em todas as páginas. Bem como, apresenta na primeira a palavra Imprimatur (ou “imprima-se” de um Bispo), como garantia de que se trata da Palavra de Deus, de forma autêntica e completa, já que os Bispos são os sucessores dos apóstolos. 



Como ler a Bíblia
A Palavra de Deus exige muito respeito – por ser santa -, humildade – no sentido de saber que nem tudo será compreendido e auxílio se fará necessário - e prudência – não arriscar interpretações pessoais ou se apegar a uma só frase, sem entender seu contexto. A ausência desses três itens causa tristes heresias.
O fato é que muitos julgam conhecê-la apenas por ter decorados alguns versículos. O verdadeiro conhecimento da Bíblia se adquire aos porcos, através da leitura contínua, diária, meditada e refletida. A Bíblia é o livro da vida. Nela cada um encontra a sua história, o que e como deve proceder e como deve amar a Deus.

Nenhum comentário: