domingo, 2 de outubro de 2011

Segunda Lição - A Igreja do Deus Vivo


Unidade da Bíblia. Como chegou até nós e qual Igreja a difundiu.

A segunda lição da obra A Igreja do Deus Vivo (Frei Francisco Battistini) nos faz pensar como e por quem a Bíblia chegou até nós e qual seu assunto central.

Unidade a Bíblia
Apesar dos diversos livros, dos muitos autores humanos e da distância de tempo entre eles, há na Bíblia uma maravilhosa unidade, que consiste em: no Antigo Testamento é anunciado o Messias, o Filho de Deus que devia vir salvar a humanidade; no Novo Testamento, é narrada a história e doutrina do Salvador e de sua Igreja nascente.
Como chegou até nós a Bíblia
A Bíblia chegou até nós única e exclusivamente através da Igreja Católica, foi ela quem conservou e difundiu a Bíblia, através dos antigos monges, que a transcreviam em milhares de cópias em pergaminhos. Isso porque antigamente, antes da invenção da imprensa, se escrevia em tijolos, papiros (tirado da planta papirus) e pergaminhos (pele de animal – ovelhas e cordeiros).  
Foi assim que a Bíblia chegou até nós intacta, completa, sem adulteração.  Hoje, as cópias mais antigas podem ser encontradas na Biblioteca Vaticana e no Museu Britânico.
A Bíblia Católica é completa, tem toda a Palavra de Deus, de forma autêntica. Já a Bíblia Protestante, é incompleta.
Vale ressaltar que, depois da morte do último apóstolo, existiam muitos livros adulterados que passavam como se fossem inspirados, mas não eram. Em 381, no Concílio de Constantinopla, o Papa Dâmaso, assistido pelo Divino Espírito Santo, definiu que os livros inspirados no Novo Testamento são apenas os que conhecemos e aceitamos.
No entanto, Martinho Lutero, ex-religioso agostiniano, sobre os livros inspirados, aceitou somente os que interessavam à sua teoria e fez uma tradução para o alemão. Por isso, sem saber, os protestantes aceitam a autoridade Católica em relação à Sagrada Escritura.


Nenhum comentário: