sábado, 1 de outubro de 2011

Primeira Lição - A Igreja do Deus Vivo

O que é a Bíblia. Seus nomes. Sua divisão. Sua língua. Sua tradução. Sua inspiração. Seus escritores principais. 


A primeira lição da obra - contida na Parte I - Noções sobre a Bíblia - nos leva a refletir por que todos têm que ter uma Bíblia e qual o papel do divino Espírito Santo sobre os escritores dela. Confira:


A Bíblia
A palavra Bíblia tem origem grega e significa “os livros”. Ela é o conjunto de todos os livros inspirados do Antigo do Novo Testamento, a coleção completa de tudo o que foi escrito sob a inspiração do Espírito Santo.
Possui outras denominações, como: Palavra de Deus, Sagrada Escritura, a Lei, a Lei e os Profetas, o Livro Sagrado, as Sagradas Letras, a Divina Revelação.


Divisão da Bíblia
A palavra Testamento significa “pacto”, “contrato”, “aliança”.
O Antigo Testamento é a Antiga Aliança de Deus com a humanidade por meio e Abraão e Moisés. Abrange do começo da humanidade até Jesus Cristo. Contém 46 livros que tratam da história da humanidade e da doutrina do Povo de Deus.
Já o Novo Testamento, é a Nova Aliança de Deus com a humanidade feita por meio de Jesus Cristo. Contém menos livros que o Antigo, são 27, os quais narram a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos e a história dos primeiros 60 anos da Igreja.

Língua e Tradução da Bíblia
Quase todo o Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, já a maior parte do Novo, em grego.
A primeira grande introdução à Bíblia chama-se Vulgata, feita por São Jerônimo por encargo do Papa Dâmaso. São Jerônimo terminou seu trabalho no ano de 384. A Vulgata chegou a ser de uso universal. Atualmente a Bíblia é traduzida em todas as línguas mais conhecidas. É o livro mais conhecido, mais lido e mais meditado. Nele todo ser humano encontra resposta para todos os seus problemas do presente, do passado e do futuro. A Bíblia é o livro da vida.

Divisão da Bíblia em capítulos e versículos
Em sua totalidade, a Bíblia contém 73 livros, 1.333 capítulos (proposta do cardeal Estevão Lagton) e 35.700 versículos (frade Santo Pagnino).

Maiores escritores da Bíblia
No Antigo Testamento, destacam-se Moisés, Davi e Esdras. Já no Novo Testamento, os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João e o apóstolo Paulo.

Lembremo-nos: a Bíblia é a palavra de Deus, é o livro da vida. Se vocês ainda não a têm, esforcem-se em tê-la.

Nenhum comentário: