O verdadeiro cristão, consciente de ser pecador, deseja e busca a renovação espiritual. Neste sentido são importantes as palavras de Jesus no evangelho. Ele fala de três práticas religiosas importantes:
1. A prática da caridade
Tudo o que temos é dom de Deus, assim a prática da caridade só é realizada por quem tem um coração cheio do amor de Deus. Quem tem o coração dominado pelo egoísmo ou avareza, não é capaz ser caridoso e nem ajudar de coração o próximo.
2. A oração
A oração é a expressão mais direta do nosso encontro pessoal com Deus. Por isso, entrar no quarto significa entrar no próprio coração para falar com Deus. Significa também parar, para estar a sós com Deus. Daí cresce ou desaparece a força do cristão. A quaresma é tempo para melhorar nossa vida de oração ou começar a praticá-la. Um dos meios mais simples é rezar com a Palavra, por exemplo o evangelho do dia.
3. Jejum
O jejum não é somente deixar de comer algo. Segundo Sto. Inácio de Loyola tem 3 finalidades:
– reparação dos pecados;
– para nos libertar de alguma tentação, vício ou mau sentimento;
– para alcançar alguma graça ou solução para alguma dúvida.
Peçamos que as cinzas sejam o sinal da graça de Deus nos acompanhando, para que conduzidos pelo Espírito Santo vençamos o pecado e as tentações do demônio.
E sigamos o conselho de São Bento aos seus monges para que fizessem um plano de trabalho espiritual para a quaresma, onde pudessem rezar melhor, falar menos, meditar com o coração a Palavra e lidar com as pessoas com mais atenção.