quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Veja como foi a catequese do Papa Francisco sobre o Batismo

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 15, o Papa Francisco prosseguiu com sua catequese sobre o Batismo. Desta vez, o Santo Padre destacou a dimensão comunitária da vida cristã, dizendo que ela não pode ser considerada uma mera "moldura", pois "ninguém se salva sozinho".

Segundo o Papa, "o batismo faz de nós membros do Corpo de Cristo e do Povo de Deus" e "como de geração em geração se transmite a vida, também de geração em geração, através da fonte batismal, se transmite a graça" para que o Povo cristão possa caminhar no tempo "como um rio que irriga a terra e espalha pelo mundo a Bênção de Deus".

"A Fé cristã nasce e vive na Igreja. Somos comunidade de crentes e, na comunidade, experimentamos a beleza de partilhar a experiência de um amor que precede a nós todos, mas, ao mesmo tempo, pede para sermos, uns para os outros, ‘canais' da graça, apesar das nossas limitações e pecados".

Quando o Pontífice reafirmou aos fiéis que "ninguém se salva sozinho", ele quis dizer que a dimensão comunitária não pode ser vista como uma espécie de moldura, mas sim, parte integrante da vida cristã, do testemunho e da evangelização.

Para reforçar mais suas explicações, o Papa Francisco contou brevemente a história da comunidade cristã no Japão:

"No início do século XVII, abateu-se sobre ela a perseguição. Então, ela se viu privada de sacerdotes e forçada a viver na clandestinidade. Depois de dois séculos e meio, o país voltou a gozar de liberdade e aquela Igreja local apareceu formada por milhares de cristãos; eles tinham mantido, mesmo em segredo, um forte espírito comunitário, porque o batismo lhes tinha feito um só corpo em Cristo."

No final, o Santo Padre dirigiu a todos a seguinte mensagem:

"Todos os batizados são chamados a ser discípulos missionários, vivendo e transmitindo a comunhão com Deus. Em todas as circunstâncias, procuremos oferecer um testemunho alegre da vossa Fé. Que Deus vos abençoe!" (LMI)

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org

Nenhum comentário: