domingo, 20 de outubro de 2013

As primeiras noites da Festa de São Francisco

A Festa de São Francisco de Paula começou na segunda-feira (14) com a Santa Missa celebrada pelo Pe. José Magalhães, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus. O primeiro dia da festa contou com o coral do movimento Mãe Rainha durante a celebração com o tema: “São Francisco, homem de oração e intimidade com Deus”.
Na terça-feira (15), após a Santa Missa, a festa teve a participação do cantor Edmo, da banda católica Trio Sorriso. Os noiteiros responsáveis pela festa externa foram os moradores da Rua Lauro Costa.
Na quarta-feira (16), a celebração foi conduzida pelo Pe. Rodrigo Rios da paróquia Nossa Senhora da Glória, na cidade de Porto de Pedras. Os noiteiros foram os moradores da 1ª Travessa de São Francisco. Abaixo, um breve comentário sobre a homilia do dia, feito por um dos membros da PASCOM:

“A radicalidade de São Francisco de Paula era incrível, ainda jovem se tornou modelo de conversão, ele soube aceitar a vontade de Deus na sua vida se tornando eremita, querendo uma vida pura em Deus e seu testemunho converteu muitas pessoas.
Pe. Rodrigo fez uma bela reflexão sobre nossa caminhada na Igreja. Ele fala que muitas vezes somos capazes de julgar as atitudes dos outros e muitas vezes fazemos as mesmas coisas que achamos erradas. Comportamo-nos como se fossemos Deus, querendo julgar as atitudes dos outros, só Deus para isso mais ninguém. Quando agimos desta forma dentro da Igreja, ao invés de aproximar as pessoas de Deus, afastamos do Seu caminho.
A importância de ser justo, transparecendo o amor de Deus, foi um ponto de destaque levantado pelo padre.”

Clique na imagem acima para ver as fotos

Na quinta-feira (17), a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. César, da paróquia Imaculada Conceição, com a participação do Coral da Terceira Idade. A festa externa foi abrilhantada com o pastoril das crianças do Sorriso de Criança, a Feira da Pechincha e doces maravilhosos. Abaixo, mais um comentário sobre a homilia do dia:

Clique na imagem acima para ver as fotos

“Padre Cesar iniciou sua homilia falando que quando celebramos a vida dos Santos devemos levar em consideração o que é Santo e o que é Santidade
Santo significa justo, ser santo é o mesmo que ser justo coerente com as escrituras. Santidade é quando damos abertura do nosso coração para Deus, consiste em se deixar modelar pelo Espírito Santo, é o ato de abandono e confiança na presença de Deus. Ou seja, deixar que nosso desejo seja doado humildemente para Deus.
Ele ainda nos lembra de que fomos criados para santidade por isso que o pecado é uma espécie de corpo estranho dentro de cada um de nós. Por isso que quando fazemos algo errado nossa consciência pesa, pois estamos cheios de pecado. A consciência nos ensina a sermos melhores a cada dia, nós que não entendemos.
O projeto das nossas vidas não é nosso e sim de Deus, Ele nos convida a sermos seus seguidores, renunciar a nós mesmos.
1° Passo: Seguir Jesus, viver a fé, ser cristão, a partir da fé profunda e autentica.
2° Passo: Tomar a cruz com todas as dores e alegrias, com a certeza que não estamos sozinhos.

Temos que ser confiantes, pois Deus deixou um grande advogado o Espírito Santo, é normal que aconteça conflitos mais que o essencial não seja esquecido, que é fazer a vontade de Deus.”

Nenhum comentário: