sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Padre Responde - A Data do Nascimento de Jesus

Pergunta: Padre Cícero, gostaria de ouvir uma explicação do porquê comemoramos a data de nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro?

Caríssimos leitores, 

Depois de um tempo de pausa na publicação das respostas às questões a nós enviadas, motivado por outras atividades que tive que exercer neste período, agora retornamos com nossas publicações. Temos várias questões que nos foram enviadas; pedimos paciência, pois aos poucos continuaremos publicando as respostas. 

A questão que hoje tocamos tem a ver com este tempo litúrgico que estamos celebrando (advento e natal). 


No dia 25 de dezembro, a liturgia da Igreja celebra o Mistério do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. No credo é mencionado na afirmação “por nós homens e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem”. Cremos que Aquele que existe eternamente, antes do tempo, e que é da mesma natureza do Pai, na plenitude dos tempos se dignou a vir nos visitar, se fez um de nós. Veio até nós para que pudéssemos ir até Deus. Para que o homem pudesse reencontrar o caminho que nos conduz a Deus. Este acontecimento se deu há aproximadamente dois mil anos. 

A Igreja conhece o período histórico em que este fato aconteceu; portanto, o mistério do nascimento de Cristo, da encarnação do Filho de Deus, não é um mito, um evento que não se realiza na história. A nossa fé não se apoia em mitos. O próprio credo faz referência ao período do governo de Pôncio Pilatos, dado este que ajuda a precisar o período histórico. Há também autores pagãos (Tácito, Suetônio, Plínio) e um judeu (Flávio José), todos eles historiadores representantes daquele período da história, que fazem referência à morte de Cristo e ao grupo iniciado por ele que ainda continuava existindo mesmo com a morte de seu fundador e com a perseguição que o império romano fazia a ele. 


A Igreja sempre teve consciência de que o dia 25 de dezembro não corresponde precisamente com o dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. A data precisa não sabemos; esse dado não ficou registrado para nós. Inclusive é provável que não tenha sido mesmo neste período, pois no hemisfério norte corresponde ao tempo do inverno, e os Evangelhos falam que os pastores estavam guardando os rebanhos no campo, durante a noite, fato que não aconteceria no inverno. 

Daí a pergunta: Por qual motivo passamos a celebrar no dia 25 de dezembro? 

Antes dos cristãos, o solstício de inverno (que no hemisfério norte acontece no final de dezembro e indica o início do inverno) era o tempo propício para muitas festividades pagãs. Entre elas, era comemorado o dia do deus sol. Também era cultuado um deus chamado “mitra”, o qual era responsável pela origem da luz. 

O cristianismo não quis suprimir as festividades populares, mas procurou dar significado cristão, e nesse caso, quis mostrar que o verdadeiro sol é Jesus Cristo, a Luz do alto que vem nos visitar, o verdadeiro Sol da justiça. O cristianismo não eliminou a popularidade das festas pagãs, mas procurou dar o sentido. 

Aqui nós compreendemos que o importante não é a data; esta poderia se dar em fevereiro, julho ou outro mês. O que nós celebramos não é a data, mas o conteúdo, o significado, o mistério que esta data representa para nós cristãos. 

Seria muito infantil, primário, e por que não dizer, muita ignorância histórica e cultural, muita falta de sensibilidade espiritual, querer afirmar que pelo fato de não termos a data precisa do nascimento do nosso Salvador não podemos celebrar este grandioso mistério no dia 25 de dezembro. Deixaríamos de contemplar a grandiosidade deste mistério de amor de Deus que se dignou de vir até nós, de se fazer pequeno, como uma criança. 

Ele não veio impor, mas veio solicitar ser amado. É assim que uma criança faz. 

Se você tem sentimentos: Feliz Natal! Feliz contemplação do mistério do Nascimento do Salvador entre nós! É isso que importa.

Pe. Cícero Lenisvaldo

Nenhum comentário: