quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estreia - Palavra de Vida

Todo mês você passa a conferir também aqui, no Portal do Sagrado, a "Palavra de Vida", publicada pelo Movimento Focolares. Acompanhe, abaixo, a palavra de vida para o mês de outubro: 


Palavra de Vida – Chiara Lubich – Outubro de 2012

"Pela tua palavra, lançarei as redes." (Lc 5,5).

Jesus estava sentado na barca. Quando acabou de ensinar às multidões, disse a Simão e seus companheiros que lançassem as redes de pesca ao mar. E Simão, embora afirmando que já tinham se esforçado a noite inteira sem resultado, acrescentou: “Pela tua palavra, lançarei as redes". Feito isso, as redes ficaram tão cheias de peixe, que estavam para se romper. Vieram, então, companheiros para ajudá-los e também eles encheram as barcas de tal modo que quase afundavam. Simão, muito espantado – como também estavam Tiago e João, seus companheiros -, jogou-se aos pés de Jesus, dizendo-lhe: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador”.

Mas Jesus lhe respondeu que não tivesse receio, pois dali em diante ele se tornaria pescador de homens. E a partir daquele instante, Simão, Tiago e João se tornaram seus discípulos.  Esta é a narração da pesca milagrosa, que simboliza a futura missão dos apóstolos. A atitude de Pedro é um modelo não só para os outros apóstolos e para seus sucessores, mas também para cada cristão.

Após uma noite sem resultados, Pedro, profissional de pesca, poderia muito bem ter feito um sorriso e se recusado a aceitar o convite de Jesus para jogar as redes durante o dia, momento ainda menos favorável para pescar. No entanto, indo além das suas considerações, ele confiou em Jesus. Esta é uma situação típica pela qual também nos dias de hoje deve passar todo cristão, justamente pelo fato de ser alguém que crê. 


Com efeito,  a sua fé é colocada á prova de mil maneiras. Seguir Cristo significa decisão, empenho e perseverança, enquanto que no mundo em que vivemos tudo nos parece convidar ao comodismo, à mediocridade, ao “deixa pra lá”. A tarefa se apresenta como árdua demais, inatingível, fracassada de antemão. É preciso, então, ter a força para seguir adiante, para resistir ao ambiente, ao contexto social, aos amigos, ao meio de comunicação. É uma provação dura a ser combatida por dia, ou melhor, hora por hora. 

Mas quando enfrentamos e abraçamos essa provação, ela serve para fazer-nos amadurecer como cristãos, para fazer-nos experimentar que as extraordinárias palavras de Jesus são verdadeiras, que as suas promessas se cumprem e que é possível fazer de nossa vida uma aventura divina, mil vezes mais fascinante do que qualquer outra que possamos imaginar. Enquanto no mundo a vida é muitas vezes tão pesada, monótona e infrutífera, nós poderemos, por exemplo, testemunhar que Deus sabe presentear abundantemente quem o segue: dá o cêntuplo nesta vida, além da vida eterna. É a pesca milagrosa que se repete.

Como, então, podemos colocar em prática essa palavra de vida?

Tomando  também nós a mesma decisão de Pedro: “Pela tua ‘palavra’...”. Confiar na palavra de Jesus; não duvidar daquilo que Ele pede. Pelo contrário, basear nosso comportamento, nossa atividade, nossa vida na sua palavra. Dessa forma, colocaremos os alicerces da nossa existência sobre o que há de mais sólido e seguro. E comtemplaremos, admirados, que justamente lá onde se esgotam todos os recursos humanos, Deus intervém; e que lá onde é humanamente impossível, nasce a vida.


“Palavra de Vida!”, publicação mensal do Movimento dos Focolares.
Texto de: Chiana Lubich, escrito em 1983.
Para maiores informações www.focolare.org

Nenhum comentário: