domingo, 30 de setembro de 2012

Padre Responde - Qual o Papel dos Santos?


Pergunta: Sou da religião católica e frequentemente sou abordado com perguntas relacionadas aos santos católicos, inclusive fazendo menção de que segundo a Bíblia, não podemos utilizar Santos para a intercessão de uma causa. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida NINGUEM pode chegar até o PAI a não ser por mim" (João 14:6)

Poderia me explicar essa passagem?


Caríssimo,

Antes de responder a sua pergunta, me permita de agradecer aos nossos leitores pela quantidade de questões que estão sendo enviadas, todas elas sempre muito interessantes. Desculpem se não respondo imediatamente, isso por causa das atividades que assumo na Igreja. Peço a todos um pouco de paciência, pois aos poucos iremos apresentando as respostas às perguntas enviadas.

A sua pergunta toca a questão da intercessão dos santos. Primeiro devemos afirmar que somente Jesus Cristo é o único Mediador entre o céu e a terra. Não há outro. Repare que o artigo aparece na forma definida (Ele é “O” caminho) e não na indefinida (“um” caminho entre outros).

Porém, não há dificuldade em recorrer à intercessão dos santos. Por diversas razões:

a) Razão histórica – é uma prática dos cristãos desde as origens, e ainda o é. Nas catacumbas (cemitérios subterrâneos usados pelos cristãos) encontramos nos túmulos inscrições em que se pede a intercessão a Deus daqueles que visitam os túmulos.

b) Razão bíblica – O Antigo Testamento está cheio de figuras que assumem a função de mediação, que intercedem a Deus pelo povo; cito somente alguns textos em que é Moisés que assume a função de intercessor: Ex 5, 22ss.32,11ss; Dt 9, 7ss. No Novo Testamento, encontramos também muitos episódios. No capítulo 5 de Lucas, encontramos o episódio do paralítico que foi levado até Jesus por alguns amigos. No versículo 20 o texto diz que Jesus, “vendo a fé daqueles que conduziram o paralítico”, o curou. Repare que o favor foi concedido por causa da fé dos amigos.  Em At 5, 15ss vemos que o povo colocava os doentes na rua para que pelo menos a sombra de Pedro ao passar encobrisse estes enfermos. Isso sem falar de outros episódios.


Observe que aqueles que não são católicos afirmam que somente é válido o que encontramos na Sagrada Escritura. Mas, veja que a Sagrada Escritura mostra a intercessão feita por alguns personagens tanto no AT como no NT. Dizer, portanto que seria errado recorrer à intercessão dos santos seria ignorar a Sagrada Escritura que, como demonstrado, traz esta função exercida por alguns personagens.

c) Razão da experiência na vida – repare que os próprios protestantes solicitam que os outros rezem por eles. Têm uma dificuldade, entram logo em contato com os líderes de seus grupos para solicitarem orações e intercessões. O que é feito na prática, entre eles, contradiz o que se diz com palavras para negar a intercessão dos santos. Repare também que, no dia a dia, quando precisamos falar com alguém importante, normalmente recorremos ao auxílio de outra pessoa que julgamos mais importante que nós para tentar marcar a ocasião da conversa. Um indivíduo, por exemplo, que quer falar com o governador jamais vai diretamente, antes passa por determinados colaboradores dele. Assim também compreendemos a intercessão dos santos.

Uma vez ouvi uma pessoa dizer: “Eu tenho um contato direto com Deus, não preciso de mediador”. Julgo que uma afirmação assim revela uma atitude de soberba; pois, por mais que tenhamos méritos, diante de Deus seremos sempre os servos inúteis da parábola de Jesus. A humildade, característica de um verdadeiro cristão, faz com que ele se ache indigno e por isso recorre a quem julga possuir maior dignidade (os santos) para que apresentem suas súplicas a Deus.

Existem muitos outros pontos que iluminam esta questão; por exemplo: a comunhão dos santos que nos diz que os méritos de uns beneficiam os outros que estão no Corpo de Cristo etc...

Concluindo: Devemos sempre afirmar que Cristo é o único Mediador (repare que a letra “M” aparece aqui em maiúsculo). A função dos santos tem a ver com uma mediação participada (repare que aqui a letra “m” deve aparecer em minúsculo); dessa maneira, cada um de nós pode interceder a Cristo por outra pessoa. Portanto, não há nenhum problema em afirmar o valor da intercessão dos santos. Negar o valor da intercessão dos santos indica ignorância histórica, bíblica e teológica, e ainda incapacidade para refletir.

Que todos os santos do céu intercedam a Deus por nós!

Nenhum comentário: