domingo, 9 de outubro de 2011

Arcebispo envia mensagem ao povo da Somália


O Arcebispo de Maceió mandou uma Mensagem para o povo da Somália, via telefone. Na ocasião o arcebispo declara: ”Desejo a vocês muita paz. Estou solidário às dores e aos sofrimentos de vocês, podem contar com a minha ajuda e contínua oração”. A mensagem foi enviada em hebraico e árabe.

O dinheiro arrecadado com as doações de fiéis nas celebrações na 1ª quinzena de outubro, nas Paróquias da Arquidiocese de Maceió, será destinado à Campanha SOS África, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira – organização humanitária da Igreja Católica. O objetivo é ajudar o povo da região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África, onde está localizada a Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia.


Além da seca e da fome, os povos do chamado Chifre da África são vítimas constantes de conflitos étnicos. Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas próximas. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram a região em busca de abrigo somente nos meses de junho e julho, segundo levantamento da ONU.

O 'Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides do Vaticano, descreve um cenário desolador na Somália. Milhares de pessoas chegam diariamente aos centros urbanos do país em busca de assistência e encontram uma estrutura já lotada e precária nas unidades de saúde.

Quem quiser colaborar com as vítimas no Chifre da África, pode fazer as doações nas celebrações das paróquias, colocando o dinheiro dentro de um envelope e escrevendo “África”, para identificar o destino da colaboração.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Nenhum comentário: