terça-feira, 13 de setembro de 2011

Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa visita Alagoas

Dos dias 21 a 24 de setembro, a Irmã TEREZINHA TORTELLI, FC, Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, estará em Alagoas. A sucessora da Dra. Zilda Arns à frente desta Pastoral, vem a Alagoas com o objetivo de agradecer, fortalecer e animar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado nas comunidades, através dos lideres voluntários. Confira, abaixo a programação da visita.


DIA 21 : 15H - Desembarque/Recepção/Coletiva à imprensa - Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – em seguida segue para Arapiraca.
DIA 22 : Pela manhã, encontro com os voluntários do Setor Penedo e autoridades em Arapiraca.
À tarde segue para Jacaré dos Homens, para um encontro com os voluntários do Setor Palmeira dos Índios.
DIA 23 : Pela manhã em Maceió, encontro com a imprensa e com autoridades.
À tarde - Homenagem da Câmara Municipal a Irmã Terezinha, no Teatro do Colégio Marista.
DIA 24 : Pela manhã , visita aos idosos da Casa do Pobre e encontro com os voluntários do Setor Maceió na Casa do Pobre – Vergel.



Conhrça a história de Terezinha Tortelli
Pertence à Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da Província de Curitiba/PR. É enfermeira pela PUC/PR e especialista em gerontologia social pela PUC/RS. Após 22 anos de atuação como enfermeira hospitalar, iniciou seu envolvimento com a Pastoral da Criança, convidada pela Dra. Zilda Arns para coordenar essa Pastoral no Estado do Paraná – de 1993 até 1997. Em 1998 passou a fazer parte da equipe nacional da Pastoral da Criança que, entre outros projetos acompanhou  um  chamado Terceira Idade na Pastoral da Criança, que deu origem mais tarde à Pastoral da Pessoa Idosa. Representou a Pastoral no CEDI – Conselho Estadual dos Direitos do Idoso - PR por um período de 4 anos. E na seqüência, de 2004 a 2008 foi conselheira titular representando a Pastoral da Pessoa Idosa no CNDI - Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Fez parte da equipe organizadora da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em 2006. Trabalhou diretamente com Dra. Zilda Arns Neumann durante 17 anos, primeiramente como coordenadora estadual da Pastoral da Criança do Paraná. Desde o início do programa Terceira Idade na Pastoral da Criança e em toda organização da Pastoral da Pessoa Idosa, atuou na equipe nacional organizando e acompanhando primeiramente o programa. E desde a fundação da Pastoral da Pessoa Idosa em 2004, exerceu a função de secretária executiva enquanto Dra. Zilda era a coordenadora nacional. A partir do dia 18 de maio de 2010 foi nomeada coordenadora nacional pela Presidência da CNBB, em substituição à Dra. Zilda, falecida tragicamente no terremoto do Haiti.

Pastoral da Pessoa Idosa
A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), criada em 2004 como um Organismo vinculado à CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desenvolve sua missão de forma ecumênica, entendendo que TODAS as pessoas idosas tem os mesmos direitos a uma vida digna, independente do seu credo religioso. A missão principal da PPI é acompanhar pessoas idosas no domicílio, visitando-as a cada mês, e acompanhando alguns indicadores com o objetivo de manter a pessoa idosa pelo maior tempo possível autônoma e independente. São ações simples, mas de grande impacto. No 4° trimestre de 2010, segundo os dados do Sistema de Informação da Pastoral da Pessoa Idosa, foram acompanhadas: - no Brasil 192.019 pessoas idosas, em 5.505 comunidades, de 1.373 paróquias, 184 dioceses, 895 municípios de 26 Estados da Federação - em Alagoas 2.781 pessoas idosas, em 54 comunidades, de 26 paróquias, 3 dioceses, 09 municípios .

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Nenhum comentário: