terça-feira, 16 de agosto de 2011

Padre Responde – A Comunhão

Hoje respondo à pergunta de uma pessoa que dizia o seguinte: “Pe. uma pessoa adulta,sendo idade já bem avançada,que nunca fez 1ª comunhão pode se confessar e participar da comunhão? Pq eu já ouvi um Pe. falar que pode. Então quero tirar minha dúvida e passar pra essa pessoa. Agradeço

Caríssimo visitante do nosso site, todo cristão batizado tem o direito de receber os outros sacramentos e estes não devem ser negados ao batizado que os solicita. Porém, quem solicita os sacramentos deve corresponder com alguns critérios para então recebê-los devidamente.

Pelo que foi exposto, entendemos que a pessoa de quem você se refere até agora somente recebeu o sacramento do Batismo, faltando ainda a Confissão, a Eucaristia e a Confirmação (Crisma). Ela poderia freqüentar o curso de preparação para a Confirmação e no final receberia todos os sacramentos que precisa ainda receber.

Há o detalhe de que se trata de “idade já bem avançada”. Aqui recomendo que procure o padre para que entendamos melhor a situação desta pessoa. Caso seja necessário, há catequistas na paróquia disponíveis para acompanhar adultos que não queiram freqüentar a preparação destinada aos jovens. Pode acontecer que a pessoa não tenha condições por motivo de saúde ou outros fatores. São esses fatores que precisamos entender para determinarmos o que deve ser feito.

Alguém que se encontra nestas condições e que deseja receber os sacramentos deve procurar primeiro o padre para solucionar a questão. Não se recomenda que ela vá logo receber a Eucaristia sem antes ter um contato com o padre da paróquia.

Aproveito para lembrar que no próximo dia 20 de agosto iniciaremos a nova turma de preparação para o sacramento da Confirmação. Acontecerá sempre aos sábados, às 15h, na Matriz e na capela de São Francisco de Paula. Destina-se à pessoas acima de 14 anos. A celebração do sacramento será na festa do sagrado Coração de Jesus do ano de 2012. As inscrições são feitas na secretaria da paróquia ou no dia do início das aulas.

Recomendo que você que nos consultou faça todo o possível para ajudar a esta pessoa a receber os sacramentos que ainda faltam.

Que o Senhor Jesus Cristo abençoe a todos!

Pe. Cícero Lenisvaldo

Nenhum comentário: